Entre os dias 28 e 29 de Agosto decorrerá a Romaria de São João d´Arga no mosteiro a ele dedicado com particular foco na proteção ambiental.
O lugar remoto, anteriormente habitado por monges beneditinos, acolhe, mais uma vez a Romaria a São João d’Arga. Conhecida pela genuinidade e espontaneidade de todos os que por lá passam, este momento destaca-se, antes de mais, pelo encanto gerado através da ancestralidade das devoções e das paisagens que rodeiam as festividades. Deste modo, este ano tudo ocorrerá, de modo particular, sob o tema “Consertar a casa comum”, procurando uma renovada atenção e preocupação face ao meio ambiente em tempo de contínuas ações de destruição e abuso da dádiva da criação que é vista como bem transacionável, conforme relembra o Papa Francisco na Carta Encíclica Laudato Si.
De facto, tal insere-se, igualmente, no horizonte de vida e ministério de São João d´Arga, que celebramos, pois este cedo compreendeu que preparar o caminho de Jesus implicava, acima de tudo, uma vida baseada um estilo sóbrio e austero assente, também, no recurso ao sustentável aproveitamento dos bens naturais e num clima de comunhão com a natureza tal qual é registado pelo eco histórico no que confere à vida dos monges que construíram e habitaram as paredes do mosteiro.
Com efeito, no início de cada celebração eucarística decorrerá a bênção de algumas dezenas de exemplares de sobreiros que cada peregrino poderá levar para casa. Na verdade, este árvore simbólica a nível local, pois o mosteiro encontra-se rodeado pela referida espécie, procura um alcance mais vasto considerando os excelentes serviços ambientes que o sobreiro proporciona nomeadamente na conservação dos solo, na regulação do ciclo da água, na diminuição das emissões de carbono e a conservação da biodiversidade.
Neste sentido, importará recordar que as eucaristias terão lugar no dia 28 de agosto pelas 10:30 e 16:00 – sendo que no término desta última decorrerá a solene procissão da vigília do martírio de São João; no dia 29 de agosto as celebrações serão às 7:30, 9:00 e 10:30 que concluirá com a solene procissão que marca o encerramento das festividades.