A segurança rodoviária é um factor chave para qualquer condutor se concentrar e não se trata apenas de seguir as regras da estrada. O estado técnico do veículo não é o factor menos importante na prevenção de possíveis acidentes, pelo que é muito importante que qualquer proprietário notifique e repare as avarias a tempo. Isto aplica-se em particular aos componentes do sistema de chassis, onde o cubo desempenha um papel importante. O mau funcionamento das unidades de cubo põe em perigo todos os utentes da estrada: condutores, passageiros e peões, porque podem perder uma roda e conduzir de forma inesperada.
O cubo assegura que a roda pode rodar em torno do seu eixo e que está firmemente fixada à suspensão. Por outras palavras, o cubo permite que as rodas do carro rodem – desempenhando a sua função principal. Assim, cada roda tem o seu próprio cubo (os cubos das rodas da frente e de trás).
Ambos os tipos de rolamentos de cubo – dianteiro e traseiro – são capazes de suportar uma carga continuamente elevada e, portanto, caracterizam-se por um grau de durabilidade muito elevado. Os rolamentos do cubo são sujeitos a alta pressão durante a travagem e aceleração. A função deste componente é simples: é o rolamento que faz a roda girar uniformemente em torno do seu próprio eixo. A diferença entre os rolamentos do cubo dianteiro e traseiro está apenas no design, mas a sua função é exactamente a mesma.
Que tipos de rolamentos estão disponíveis
O cubo fixa-se às rodas utilizando diferentes tipos de rolamentos, dependendo da construção do veículo em particular. Existe um conceito errado de que a utilização de rolamentos de rolos no cubo é mais viável do que rolamentos de esferas porque os primeiros podem resistir a cargas mais pesadas. A experiência prática com rolamentos de esferas mostrou que podem ser utilizados em cubos de rodas traseiras uma vez que a sua margem de segurança é suficiente para uma tal carga. Os rolamentos de rolos são capazes de suportar cargas pesadas, uma vez que a superfície de contacto dos rolos com a gaiola é muito maior do que nos rolamentos de esferas e, portanto, são considerados mais fiáveis. A escolha do rolamento de roda depende das características específicas do veículo, razão pela qual são amplamente utilizados rolamentos de esferas de contacto angular em duas filas, rolamentos de rolos cónicos e rolamentos tandem cónicos. Em geral, ao seleccionar os rolamentos de cubo deve lembrar-se que os rolamentos seleccionados devem ser capazes de resistir não só a cargas radiais mas também a cargas axiais, para que possam suportar cargas laterais. E se se mantiver atento ao estado dos rolamentos, os rolamentos do cubo dianteiro e traseiro podem durar mais de 100.000 quilómetros.
Sobre defeitos de suporte
Um rolamento de cubo absorve muitas cargas extremas – sujidade, sal, humidade, falta de lubrificação, bater na roda com asfalto desigual, vibrações enquanto se conduz em más estradas, etc. Considerando as peculiaridades de um centro, é difícil determinar imediatamente o que está errado com ele, pois podem existir várias razões para o fracasso, embora todas as falhas sejam bastante tangíveis. O primeiro sinal de um rolamento de cubo defeituoso é o ruído constante e desagradável (zumbido) que varia de intensidade dependendo da velocidade de condução e da força de travagem. Este som é semelhante ao barulho de um vento forte ou ao som de um motor de avião.
Há várias causas para o zumbido do cubo:
- encaixe incorrecto, “encaixe” impreciso, solto ou demasiado apertado;
- falta ou lubrificação insuficiente no rolamento, o que provoca um desgaste mais rápido dos elementos rolantes;
- o rolamento é destruído ou parcialmente danificado (por exemplo, devido à corrosão se o veículo não tiver sido utilizado durante muito tempo), etc.
A fim de descobrir qual o rolamento (dianteiro ou traseiro) com defeito, é necessário perceber primeiro se o zumbido está na frente ou na retaguarda. Se se tornar claro que a fonte do zumbido é o rolamento do cubo dianteiro, deve prestar atenção à intensidade do zumbido ao rodar o volante: rodar para a direita aumenta o “zumbido” na roda esquerda, e rodar para a esquerda – na direita. Se houver suspeita de mau funcionamento do rolamento traseiro do cubo – levantar a roda e rodá-la lentamente com ambas as mãos. Se se sentir ligeiramente rígido ao virar, o rolamento está defeituoso. Isto também é confirmado por um ruído rotativo de qualquer das rodas no carro com elevação. Em qualquer caso, se um rolamento começar a roncar ou a agarrar (e pode eventualmente encravar), terá de o substituir o mais rapidamente possível e ajustá-lo para sua própria segurança e para a segurança de outras pessoas. Todos os condutores conscienciosos devem estar conscientes de que a não actuação pode custar mais do que o preço do rolamento.
Fontes de informação para o artigo:
Informação sobre as causas e sinais de falha de rolamentos de cubos no seu veículo – www.auto-doc.pt