11.8 C
Caminha Municipality

Rio Minho reúne especialistas para encontrar mecanismos de financiamento para a Estratégia 2030

Data:

O concelho de Tomiño acolhe, na próxima 2ª e 3ªfeira, dias 18 e 19 de novembro, um encontro de administrações públicas estatais e regionais de Espanha e Portugal, especialistas em financiamento europeu e representantes das entidades locais do território minhoto, com o propósito de estudar o futuro financiamento da Estratégia Rio Minho Transfronteiriço 2030, no âmbito do novo quadro financeiro europeu. Estas jornadas são organizadas conjuntamente pela Deputación de Pontevedra e o Grupo Ante da Universidade de Santiago de Compostela, em colaboração com o Concello de Tomiño e o AECT Rio Minho.
O encontro servirá para aprofundar a proposta de elaboração de um mecanismo inovador da União Europeia ainda pouco conhecido na Galiza, mas já implementado com êxito noutros territórios: a Intervenção Territorial Integrada(ITI). Trata-se de um instrumento específico que poderia financiar o Plano de Ação da Estratégia Rio Minho Transfronteiriço 2030, dado o seu carácter integrador dos diferentes instrumentos de financiamento, tanto europeu, como estatal e regional.
Neste sentido, e para conhecer o funcionamento das ITI e as suas possibilidades, a organização destas jornadas conta com a presença de representante do único exemplo de ITI transfronteiriço da União Europeia, de Gorizia/Nova Gorica/ Sempeter-Vrtojba (Itália e Eslovénia), além de outros exemplos como a ITI portuguesa do Alto Minho e as implementadas em Aragón, Andalucía e Castilla la Mancha, em território espanhol.
Do programa para os dois dias, está prevista a presença de especialistas em financiamento europeu como o Secretario Geral da Asociación de Rexións Fronteirizas Europeas (ARFE), Martín Guillermo; o coordenador da ARFE Global Initiative, José María Cruz; o consultor para a Dirección Xeral de Política Rexional e Urbana da Comisión Europea (DG Regio), Jonatan Paton; representantes do Ministerio de Hacienda e da Consellería de Facenda da Xunta de Galicia; da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte de Portugal e do AECT Galicia – Norte de Portugal.
Também já confirmaram presença em Tomiño os principais atores locais do território; as três Eurocidades do Rio Minho (Valença-Tui, Cerveira-Tomiño e Monção-Salvaterra), e ainda as Eurocidades do Guadiana, de Badajoz – Elvas e de Chaves-Verín, todos com o objetivo de estudar conjuntamente os mecanismos de financiamento das ações incluídas no documento estratégico galego-português.
De sublinhar que, após a aprovação da Estratégia Rio Minho Transfronteiriço 2030 no Conselho Consultivo celebrado em Valença no passado mês de abril, o documento foi apresentado ainda em 2019 às diversas instâncias dos governos espanhol e português, no 9º Encontro Anual da Plataforma de AECTs de Palma de Mallorca, e à DGRegio, em Bruxelas, durante a Semana Europeia das Regiões e das Cidades, obtendo uma receção muito positiva por parte de todas as entidades.

As jornadas estão abertas à participação pública mediante inscrição através da página web www.smartminho.eu/aect/xornadas/ onde também pode ser consultado o programa completo e atualizado do encontro.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Caminha: Pai Natal chega no domingo à Mata do Camarido

O Pai Natal chega à Camarilândia este domingo, dia...

Novo acordo com o INEM obriga Bombeiros de Caminha a adquirir nova ambulância de emergência

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Caminha foi obrigada...