10.3 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 25 Fevereiro, 2021
Início Notícias Distrito Rio Minho: Proteção civil alerta para a possibilidade de cheias

Rio Minho: Proteção civil alerta para a possibilidade de cheias

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou este sábado para a possibilidade de ocorrência de “cheias relâmpago” em zonas urbanas devido à subida do nível dos rios, disse aos jornalistas o adjunto de operações nacional Sérgio Trindade.

“Prevê-se que possa haver a ocorrência de cheias relâmpago, muito rápidas, em zonas urbanas que façam inundações rápido e em que as pessoas não tenham hipótese de se movimentar e fugir delas”, disse hoje aos jornalistas o responsável, na sede da ANEPC, em Carnaxide (Oeiras), distrito de Lisboa.

Sérgio Trindade acrescentou ainda que situações de cheias poderão também ocorrer em zonas historicamente afetadas pelo fenómeno, como Águeda (distrito de Aveiro), o rio Vez (Viana do Castelo), e nas bacias hidrográficas dos rios Minho, Lima (Viana do Castelo) ou Sorraia (Santarém).

O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) pôs sob aviso laranja 13 dos 18 distritos de Portugal Continental, incluindo toda a costa do país, e a amarelo cinco distritos do interior devido ao mau tempo.

De acordo com o site do instituto, os distritos do litoral, incluindo todo o Algarve, estão sob aviso laranja, mas, em declarações à Lusa, fonte do IPMA disse não haver ocorrências significativas até ao momento.

Os avisos laranja devem-se sobretudo à precipitação, embora nos distritos mais a norte, Porto, Braga e Viana do Castelo, se devam também ao vento e à agitação marítima.

Cidália Aldeia
Cidália Aldeia
Chefe de Redação
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Populares

Viana do Castelo: Pandemia obriga ao adiamento de eventos

A Câmara Municipal de Viana do Castelo decidiu que, em função do novo Estado de Emergência e de forma a dar continuidade às diretrizes...

Covid 19: Concelho de Caminha tem 37 casos ativos

O número de casos ativos no concelho de Caminha, é da 37 , segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje pela Unidade Local de Saúde...

Covid-19: PR propõe renovar estado de emergência e quer desconfinamento planeado por fases

O Presidente da República propôs hoje ao parlamento renovar o estado de emergência até 16 de março, defendendo que "o futuro desconfinamento deve ser...

País: Carruagens elétricas compradas à Renfe começam a circular no final de abril

As primeiras três carruagens elétricas, compradas pela CP – Comboios de Portugal à espanhola Renfe, e já sem amianto, começam a operar na Linha...