21.4 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 5 Julho, 2024
spot_img
InícioNotíciasDistritoRio de Janeiro: presidente da Câmara de Viana recebeu medalhas de mérito

Rio de Janeiro: presidente da Câmara de Viana recebeu medalhas de mérito

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, recebeu da Câmara Municipal do Rio de Janeiro o Conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto. A sessão solene decorreu no Rio de Janeiro e homenageou assim o autarca pelo trabalho desenvolvido na promoção e cooperação cultural entre as duas cidades, designadamente através da Casa do Minho.

Na sessão, onde participaram o Cônsul Geral de Portugal, Nuno de Mello Bello, o vice-presidente da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro, Ricardo Teixeira Oliveira, e o Presidente da Direção da Casa do Minho, Agostinho dos Santos, bem como representantes de instituições e associações portuguesas no Rio de Janeiro, a distinção foi atribuída a José Maria Costa por iniciativa do Vereador Paulo Pinheiro.

A distinção aprovada pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro teve como objetivo homenagear o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo pelo trabalho que a autarquia tem desenvolvido na promoção e cooperação cultural entre as duas cidades através da Casa do Minho.

Na sua intervenção, o responsável pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro referiu a importância da tolerância e cooperação entre os povos, dando especial relevo à cooperação nas áreas da cultura e educação, tendo lançado o desafio para um aprofundamento desta cooperação através de uma futura geminação entre as duas cidades.

Na sessão, onde foram entoados os hinos nacionais dos dois países e o Coro da Câmara Municipal do Rio de Janeiro apresentou canções portuguesas e brasileiras, o autarca vianense agradeceu à sua congénere toda a atenção e carinho demonstrado na distinção, elogiando o trabalho que a comunidade portuguesa no Rio de Janeiro tem vindo a desenvolver ao longo dos anos, bem como o intenso trabalho de preservação da língua e da cultura portuguesas e da qual a Casa do Minho é digno representante.

No seu discurso, José Maria Costa elogiou ainda o “trabalho que os grupos etnográficos e folclóricos tem desenvolvido na preservação da cultura popular, assim como o extraordinário trabalho através de visitas multiculturais, potenciando a nossa cultura da cooperação com as comunidades e as relações de amizade com instituições locais e Câmaras Municipais onde estão inseridos”.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares