Foi inaugurado na freguesia de Riba de Âncora o caminho João Gabriel, uma via que dá acesso à capela de Santo Amaro situada numa zona alta daquela freguesia.
A abertura deste caminho era uma velha aspiração da população de Riba de Âncora e só foi possível graças à generosidade de uma família da terra e ao sonho de João Gabriel que, antes de falecer, manifestou à esposa a vontade de que os terrenos por onde hoje passa aquela estrada fossem doados à freguesia.
Isso mesmo foi explicado durante a cerimónia pela mãe de João Gabriel, Maria Gabriela Oliveira que, visivelmente emocionada, recordou o filho que partiu prematuramente.
“Eu sei e todos nós sabemos que não era eu que deveria estar aqui neste momento, mas às vezes a vida traz-nos destes desgostos, desgostos enormes que não têm nome nem dimensão. Deus quis assim e temos que aceitar.
Este é um desejo cumprido do João Gabriel que amava esta terra 0.
Um dia o falecido bispo de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira que ele conhecia muito bem, disse-lhe: “mora no Porto mas vive em Riba de Âncora”. E ele vivia, era em Riba de Âncora que ele gostava de viver”.
Maria Gabriela recordou um episódio que testemunha bem o amor que o seu filho João Gabriel tinha a Riba de Âncora.
“Já muito doente e proibido pelos médicos de fazer grandes esforços o João, um dia, com a sua cadela subiu até à capela, andou por ali, sentou-se numa pedra e depois veio-me contar o passeio que tinha dado, mas não disse mais nada. Depois da sua partida é que viemos a saber que ele tinha decidido entregar à freguesia um pedaço de si mesmo. Este chão, que desde 1932 toda a família apreciava e disfrutava, e que o João amava, ele quis que entrega-lo como um gesto de gratidão ao povo e à terra que trazia na sua alma”.
Maria Gabriela agradeceu a todos quantos se deslocaram à cerimónia de bênção da estada e lembrou que este acesso era um sonho muito antigo da freguesia e da população de Riba de Âncora dirigindo de seguida um agradecimento “especial” ao presidente da Junta de Freguesia e a todos quantos colaboraram na obra.
“Uma obra tão bem feita e tão bem apresentada. Uma obra que é o presente mas que representa Riba de Âncora com futuro. Espero que os jovens a saibam respeitar, aproveitar, e apreciar”, disse.
Paulo Alvarenga, presidente da Junta de Freguesia de Riba de Âncora começou por agradecer a todos quantos contribuíram para que o sonho se cumprisse, principalmente ao João Gabriel e à sua família.
Paulo Alvarenga lembrou que a construção de um acesso à Capela de Santo Amaro era um sonho de séculos.
“Eu lembro-me, desde pequenino e tenho 54 anos, que toda a gente falava em se construir um acesso à capela de Santo Amaro. Primeiro não havia o terreno depois não havia dinheiro para fazer a estrada, mas foi graças ao João Gabriel que conseguimos concretizar um sonho, quem sabe de séculos, desta freguesia.
Por tudo isto estou muito grato não só ao João Gabriel mas também à sua família, principalmente à mãe e à esposa”.
Ultrapassada a questão dos terrenos rasgar o caminho foi fácil sublinha Paulo Alvarenga que destacou o papel da Câmara de Caminha na questão do financiamento.
“Depois foi fácil. Falámos com o presidente da Câmara que sempre se tem mostrado disponível para ajudar nas iniciativas da freguesia. Faltava o financiamento para esta intervenção mas rapidamente isso foi conseguido. No fim acho que todos estamos de parabéns porque todos trabalhamos para que este sonho se tornasse realidade”, apontou.
Coube ao presidente da Câmara de Caminha, Miguel Alves, encerrar a cerimónia de inauguração e bênção do caminho João Gabriel.
“Nós hoje não estamos apenas a inaugurar um caminho ou um acesso, isso é muito pouco. Aquilo de que estamos a falar hoje é de dádiva, de pertença. Estamos a falar de sonho tornado realidade. O caminho João Gabriel não é só um caminho, esta terra, este monte, esta paisagem, tudo isto é João Gabriel e isso é o mais importante e significativo que devemos sublinhar hoje.
Hoje é dia de louvor e agradecimento ao gesto do João Gabriel que amava esta freguesia. Foi ele que quis assim, foi ele que decidiu que este monte, que era da sua família, deveria pertencer a outra família que é a população de Riba de Âncora. Este gesto não tem preço e tenho a certeza que onde o João estiver ele está com um sorriso do tamanho do mundo”, disse.
A cerimónia terminou com uma caminhada até à capela de Santo Amaro onde teve lugar um pequeno convívio e onde o pároco da freguesia, Padre Manuel Joaquim, aproveitou para lançar o repto às autoridades presentes para que assim que possível se possa proceder à recuperação da pequena capela, aproximando-a o mais possível da sua traça original.