10.7 C
Caminha Municipality

Vila Nova de Cerveira: Relatório Intercalar 2022 destaca impacto positivo do projeto ICS+ na saúde dos idosos

Data:

Os cerca de 500 seniores afetos ao projeto “INCOMMONSPORTS +: FIT, FOOD AND FUN FOR ELDERLY!” estão mais saudáveis desde que começaram a participar nas atividades permanentes de exercício físico monitorizado. Esta é a principal conclusão plasmada no relatório intercalar 2022, disponibilizado pelo parceiro Escola Superior de Desporto e Lazer de Melgaço, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

As avaliações, realizadas a um total de 489 idosos dos seis países parceiros – 84 de Portugal, 108 de Itália, 56 da Hungria, 63 da Bulgária, 106 da Eslovénia e 72 de Espanha – revelam que os participantes foram capazes de aumentar a sua massa muscular, enquanto diminuíram a massa gorda, resultando num estado geral de peso mais equilibrado e saudável. Não obstante, o documento também enaltece a importância dos programas desportivos implementados, em prol de melhorias no condicionamento físico e na qualidade de vida.

Desta forma, o relatório intercalar realça o impacto positivo deste projeto, coordenado pelo Município de Vila Nova de Cerveira, ao motivar os idosos a serem mais ativos fisicamente e a fazerem escolhas de estilo de vida mais saudáveis. A leitura do documento pode ser efetuada na íntegra em http://www.olympics4all.eu/pages/962

Financiado pelo programa europeu Erasmus + Sports, o ‘In Common Sports +: Fit, Food and Fun for Elderly’, aprovado em 2021, conta com um investimento de 350 mil euros para ser aplicado até ao final do corrente ano. O principal desafio deste projeto internacional é a criação de uma ferramenta ‘chave na mão’ de atividade física para seniores, totalmente integrada, que englobe novas áreas de saber para que motive a interação, por um lado, e induza as autoridades locais, regionais e nacionais a implementar este projeto de forma padronizada.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Sporting Club Caminhense arrancou à meia noite com as comemorações do centenário do clube

O Sporting Club Caminhense (SCC), Clube de Remo do...

Congresso/ANMP: Municípios disponíveis para mais competências com recursos financeiros

O novo presidente da Associação Nacional de Municípios (ANMP),...

Congresso/ANMP: Só a regionalização acaba com país desigual e desequilibrado – autarcas

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) defendeu hoje...

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...