São três meses sem parar em Braga. Depois de ter apresentado um forte programa para os primeiros três meses do ano, onde se incluíam nomes como Vessel, Xiu Xiu, The Field ou The Legendary Tiger Man, o gnration volta a surpreender e dá a conhecer um programa cultural repleto deconcertos de cariz internacional e nacional, instalações, exposições, cinema, workshops e outras actividades de serviço educativo, integrando também ainda a comemoração dos quatro anos com um dia aberto e uma celebração original dos 50 anos de Sgt. Peppers Lonely Heart Club Band dos Beatles.
No que toca à música, o gnration apresentará um programa com alguns dos melhores nomes da atualidade da música, alguns deles com os melhores discos de 2016 para várias publicações de referência. É o caso da norueguesa Jenny Hval que apresentará Blood Bitch, o mais recente e aclamado disco, a 29 de Abril, um concerto também inserido na celebração de aniversário do espaço em Braga. Um dia depois, o gnration celebrará quatro anos e onde dará também destaque à música nacional.
Ainda em Abril, a 13, quinta-feira, véspera de feriado, o norte-americano Ryley Walker apresentará Golden Sings That Have Been Sung. Maio marcará o regresso do ciclo gnration@, iniciativa que dinamiza locais emblemáticos de Braga levou já nomes como Lee Ranaldo (Sonic Youth) e Josephine Foster a museus e salões nobres da cidade. A 6 de maio, Joshua Abrams & Natural Information Society apresentam Simultonality, novo disco com edição pela Tak:til (nova sublabel da conceituada Glitterbeat), no salão nobre do Museu Nogueira da Silva.
Cerca de quinze dias mais tarde, o gnration receberá na Blackbox, a sala de espetáculos do espaço, a lenda da música eletrónica Silver Apples. Clinging to a Dream marca o regresso aos discos de um dos nomes pioneiros da música criada a partir de sintetizadores. Quartos dias depois, a 24, será a vez de Bing & Ruth, aclamado coletivo de câmara contemporâneo liderado pelo pianista David Moore, que passará por Braga para apresentar o esperado novo trabalho No Home of the Mind, disco que marca a estreia na conceituada 4AD. A primeira parte deste concerto estará a cargo de Marco Franco, nome de culto da música portuguesa, que dará a conhecer o seu primeiro disco a solo, criado exclusivamente ao piano, de nome Mudra.
No último mês do trimestre, Junho, o gnration receberá a terceira edição da gnration club night, noite que dedica à música de dança. A 17 de Junho, o produtor britânico de música eletrónica Shackleton apresentará o mundialmente bem-recebido disco, Devotional Songs, editado em 2016 via Honest Jon’s, noite que contará também com DJ Firmeza, um dos nomes maiores da Príncipe Discos, e Consórcio, coletivo de djs bracarenses que resulta de uma encomenda directa do gnration.
50 anos Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band Em parceria com a Casa da Música, o gnration co-produz Getting Better All the Time, um espetáculo original inspirado no célebre disco dos fabfour que este ano vê comemorar 50 anos do seu lançamento. Este espetáculo, que contará com a participação de músicos amadores e com os alunos do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, será apresentado a 2 de Junho no gnration e em Outubro na Casa da Música.
Ainda inserido na celebração, o gnration receberá o espectáculo infantil Beatle-Battle (1 de Junho) e uma tertúlia / listening session do disco (3 de junho, gratuito), que terá Adolfo Luxúria Canibal (Mão Morta) no painel de convidados.