8.6 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaPresépio comunitário em Argela celebra 500 anos do Cruzeiro Paroquial

Presépio comunitário em Argela celebra 500 anos do Cruzeiro Paroquial

A Paróquia de Santa Marinha de Argela está inserida no arciprestado de Caminha e pertence à diocese de Viana do Castelo.

Estendendo-se desde as margens do Rio Coura (a Norte) até às terras altas que a tornam limítrofe de freguesias da Serra D`Arga (Dem, a sul e Arga de São João, a nascente), esta freguesia tem, características muito próprias, numa conjugação das suas terras baixas, ribeirinhas do Real e do Coura, próprias à produção agrícola, com as terras florestais,  que ascendem pela encosta serrana. A sua componente urbana, porém, assenta-se quase por completo, em terras de baixa altitude, sem relevos pronunciados. 

O acesso principal acontece pela Estrada Nacional 301, que liga Caminha a Paredes de Coura, pelo Vale do Coura, junto ao curso sinuoso do rio. São cerca de 4 km a distância que separam Argela da vila de Caminha, e se a freguesia de Venade a antecede nessa estrada, a freguesia de Vilar de Mouros é aquela que a procede, ambas como vizinhas. A primeira mais a sul/poente e a segunda mais a norte/nascente.

Argela, é extensa em termos de espaço físico, face às áreas florestais que possui, mas o seu aglomerado urbano atende apenas, segundo o último censo, a 393 pessoas.

Argela, tem oito lugares: Alvariça, Bouças, Cal, Colarinha, Fiais, Guimbra, Santa Cruz e Viso.

 A Igreja Paroquial apresenta planta rectangular com uma só nave e capela-mor. Do lado norte, adossaram-lhe  a sacristia e do lado sul, existe uma torre com quatro sineiras.

A capela da Santa Cruz, onde é venerada a sagrada imagem de Nossa Senhora da Piedade (e por isso é também chamada de “capela de Nossa Senhora da Piedade”), com uma construção ampla, de forma rectangular, possui nave e capela-mor, unidos por um arco cruzeiro de meia volta.

A freguesia também é dotada de alguns cruzeiros. Perto da Igreja, além das cruzes que fazem parte do trajecto da via sacra que está marcada entre a igreja e o alto da Santa Cruz, há um cruzeiro, chamado de S. Domingos. Segundo a tradição oral, foi edificado por D. Frei Bartolomeu dos Mártires que a esta paróquia veio buscar fundos para a edificação do convento de Santa Cruz na vila de Viana do Foz do Minho. Um mais antigo ainda, é o cruzeiro de granito situado no início da Rua da Igreja. Está gravada na base a data da sua construção: 1517. Por isso a Comunidade Paroquial está, desde o dia 3 de maio deste ano até ao 3 de maio do ano que vem um ano de gratidão aos que, ao longo da história e, nomeadamente destes 500 anos nos foram ensinado a ser argelenses e cristãos!

Nesta época natalícia a Paróquia de Argela vive duas atividades que estão relacionadas com os 500 anos da edificação do cruzeiro paroquial:

– o concerto de Natal na Igreja, a realizar no próximo sábado, dia 16 (início da novena do Natal), com início marcado para as 21:30. Canta o Orfeão de Vila Praia de Âncora.

– a construção de um mega presépio, que ocupará todos os canteiros do adro da Igreja Paroquial de Santa Marinha de Argela.

Presépio no Adro da Igreja de Santa Marinha de Argela

O mais antigo presépio data de 380 e é uma pintura descoberta nas catacumbas de S. Sebastião, em Roma, a decorar uma parede de uma sala mortuária de uma casa de uma família Cristã. Francisco de Assis introduziu a construção do Presépio nas nossas vidas no século XIII. Em 1223, na localidade de Greccio, Itália, fez uma encenação viva do Presépio num estábulo de animais.

O vocábulo presépio é de origem hebraica, sendo adaptado depois ao latim (praesepe) e ao grego. Significa etimologicamente manjedoura dos animais ou ainda o próprio estábulo, tomando o sentido figurativo das personagens principais, descritas nos Evangelhos: o Menino, Maria, José, Anjos, Pastores e Magos.

Será construído um mega-presépio no adro da Igreja, tendo por base 500 imagens, referentes aos 500 anos passados. Além dessas 500 figuras, cada lugar colocará as que quiser. Se o número 500 simboliza o tempo que passou entre a edificação e a “hoje”, o número acrescido a esse simboliza o futuro que queremos preparar…

O adro da igreja tem 9 canteiros, significando a Padroeira, Santa Marinha, com, suas 8 irmãs, totalizando 9 irmãs no total. Tendo a freguesia apenas 8 lugares, um dos espaços foi dado ao Pároco, para que também ele possa participar no presépio. Os canteiros foram sorteados pelos Lugares da aldeia.

A cada Lugar da freguesia foi lançado o convite e desafio de construir, num dos canteiros do adro, uma parte do presépio. Após o sorteio, ficou esta divisão: 

CanteirosLugar responsável
À esquerda das escadas da entrada – Sagrada FamíliaBouças
SepulcrosAlvariça
Esquina e frente da igrejaViso
Do lado da sacristiaFiais
À direita das escadas da entrada – MagosSanta Cruz
Encostado à igreja (lado da epístola)Cal
Canto encostado à torre Guimbra
Redondo no meio do adroColarinha
Pia do BaptismoPároco

Após o convite ser lançado, as pessoas foram falando, juntando-se, dialogando, chamando os vizinhos que possam participar… Este é um trabalho de equipa. Creio que não se chegará a saber quantas foram e são as pessoas envolvidas no projeto, pois os vizinhos devem organizar-se, pensar, dar ideias, e ir construindo aos poucos o “seu” bocadinho de Belém, visto Belém ser hoje Argela, onde Jesus quer nascer.

Além de levar o Natal genuíno às famílias e lares, faz com que as pessoas tenham de interagir entre si, unirem-se com um objectivo em comum: fazer da nossa aldeia a cidade onde Deus quer habitar.

Esta semana é tempo de juntar coisas e preparar, de modo a que durante a novena do Natal o presépio vá ganhando forma e feitio, visto ser muito grande e demorar muito a ser construído.

A inauguração será no domingo, 24 de dezembro: às 08:30 será celebrada a Eucaristia na Igreja Matriz de Argela. Após a missa serão benzidas as imagens do Menino Jesus que cada família colocará no presépio da sua casa nessa mesma noite. E será inaugurado o presépio comunitário que lembra o passado e projeta para o futuro os paroquianos de Argela do ano 2017.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares