A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou na última reunião não aumentar as tarifas de Água e Saneamento no próximo ano.
A proposta apresentada pelo Presidente da Câmara Municipal, Eng.º Victor Mendes, considera, que “esta medida, pelos valores que são atualmente cobrados e tentando-se uma aproximação às recomendações da ERSAR, é viável em resultado da excelente condição financeira da autarquia.”
O Município de Ponte de Lima, pelas baixas tarifas que tem vindo a praticar no fornecimento de água e na drenagem de águas residuais à população, tem demonstrado que é possível em resultado de uma boa gestão subsidiar os munícipes nestes custos mensais.
Neste contexto, e porque existe um importante benefício direto para as famílias e empresas em resultado desta posição, num momento economicamente mais adverso em que esse apoio se mostra fundamental, a autarquia entende que enquanto for financeiramente sustentável a mesma deverá ser mantida.
Assim, o Executivo propõe para 2017 a manutenção das atuais tarifas para o Abastecimento de Água e Saneamento, propondo-se também que não se proceda à atualização do respetivo preço com base no Índice de Preços ao Consumidor.
De acordo com o disposto no artigo 1º do Anexo 4 do Regulamento Municipal de Abastecimento de Água e Drenagem de Águas Residuais, é da competência da Câmara Municipal a revisão e atualização do tarifário.