Foram concluídos os trabalhos de reforço e reabilitação da Ponte Internacional de Valença. Segundo avança fonte da REFER, a centenária travessia – celebrou esta semana 128 anos – estava em estado de degradação acentuado nos elementos de fundação dos pilares da ponte e insuficiente capacidade da estrutura para se opor às acções de frenagem.
Problemas que foram, agora, resolvidos com a reabilitação dos quatro pilares localizados no rio; dotação da ponte com dispositivos de controlo dos movimentos longitudinais; substituição dos aparelhos de apoio; reforço e reabilitação dos encontros; e intervenções de reabilitação das alvenarias.
Os trabalhos custaram 3,5 milhões de euros.
Recorde-se que a Ponte Internacional de Valença assegura as ligações rodoviárias e ferroviárias entre Portugal e Espanha e é constituída por uma superstrutura em viga metálica de treliça de rótula múltipla com cinco tramos contínuos, sendo propriedade conjunta da REFER, da Estradas de Portugal, do ADIF (gestor da infraestrutura ferroviária espanhola) e da Dirección General de Carreteras.