O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de São Julião do Freixo, deteve um homem de 59 anos por posse ilegal de arma e de arma proibida, no concelho de Ponte de Lima.
No âmbito de uma investigação por ameaça e coação, que decorria há cerca de três meses, os militares da Guarda desenvolveram diligências policiais que culminaram na realização de uma busca domiciliária e de uma busca a um veículo.
A ação resultou na detenção do suspeito e na apreensão de vário material, nomeadamente uma espingarda de caça; uma carabina; uma arma de fogo transformada (arma proibida) e 198 cartuchos.
O detido foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Ponte de Lima.
A ação contou com o reforço dos militares do Núcleo de Investigação Criminal de Arcos de Valdevez.
A GNR relembra que, de acordo com o Regime Jurídico das Armas e Munições, quem, sem se encontrar autorizado, detiver, transportar, guardar, comprar ou adquirir qualquer arma elencada no n.º 1 do Artigo 86.º do mesmo diploma, encontra-se a incorrer no crime de posse de arma proibida. Importa ainda esclarecer que, quem detiver arma não registada ou manifestada, quando obrigatório, constitui um crime de posse ilegal de arma.



