12.2 C
Caminha Municipality
Segunda-feira, 12 Maio, 2025
spot_img
InícioDistritoPonte de LimaPonte de Lima: Aprovado Programa Acessibilidades 360º do PRR

Ponte de Lima: Aprovado Programa Acessibilidades 360º do PRR

Município de Ponte de Lima vê aprovado financiamento do Programa Acessibilidades 360º do PRR para o projeto “Acessibilidade ao Túnel da Via Foral D. Teresa”
Na sequência da aprovação da candidatura apresentada em abril deste ano pelo Município de Ponte de Lima ao PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, no âmbito do Aviso “Acessibilidades 360º N.º 1/C03-i02/2021”, foi assinado no passado dia 3 de dezembro pelo Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Vasco Ferraz, em cerimónia promovida pela Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Dr.ª Ana Sofia Antunes, o respetivo Termo de Aceitação. O Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR, I.P.) é a entidade intermediária para esta tipologia de fundos do PRR.
O projeto em causa, com a designação de “ACESSIBILIDADE AO TÚNEL DA VIA FORAL D. TERESA” irá contribuir de forma direta para a concretização dos objetivos e prioridades do PIVP – Programa de Intervenção nas Vias Públicas, na medida em que promove a acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada no acesso e utilização do espaço público, com o objetivo de garantir intervenções na melhoria das acessibilidades nos espaços públicos de circulação e mobilidade. Neste caso em particular, a construção da “Acessibilidade ao Túnel da Via Foral D. Teresa, e do novo passeio que ladeia a via foral D. Teresa”, permitirá ultrapassar um dos maiores entraves à mobilidade urbana do local, possibilitando o acesso a zonas de serviços, comércio e equipamentos da maior importância no espaço urbano da Vila de Ponte de Lima.
O investimento, estimado em cerca de 222.000,00€, com apoio financeiro de 192.935,00€ dos fundos europeus, irá permitir requalificar o acesso ao túnel existente através da criação de uma rampa. Irá também ser redefinido o passeio público ao longo da Via do Foral, com a criação de uma cortina verde que ocupará a sobrelargura da Estrada Nacional. O projeto procura incorporar este espaço público na rede de percursos acessíveis da Vila de Ponte de Lima, estabelecendo a interligação pedonal entre o maior loteamento urbano da Vila, os maiores equipamentos escolares, centro comercial, tribunal, um parque de estacionamento e um equipamento desportivo e de lazer público, com vista à obtenção da maior inclusão de pessoas com mobilidade reduzida e deficiência visual.
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares