11.8 C
Caminha Municipality

Ponte da Barca: Festa das Tradições – um fim de semana cheio de cultura, música e sabores que encantou a região

Data:

Entre os dias 9 e 11 de maio, a Praça Terra da Nóbrega encheu-se de vida com a Festa das Tradições, num evento que celebrou com entusiasmo as raízes culturais da região. Foram três dias de reencontro com os sabores, sons e saberes que definem a identidade local — tudo envolto num ambiente de partilha e alegria.

A abertura da festa deu o tom com a atuação do Grupo Kalhambeke, que pôs o público a dançar com a sua energia contagiante e um repertório variado.

O ponto alto aconteceu no dia seguinte, com a presença inconfundível de José Cid. O artista, que dispensa apresentações, levou o público numa viagem emocional através de temas que marcaram gerações. “Uma Cabana” e “Um Grande, Grande Amor” foram apenas alguns dos momentos do um espetáculo que ficará, sem dúvida, na memória de todos os presentes.

O mesmo dia ficou ainda marcado por uma forte valorização das tradições com os workshops sobre ofícios antigos, onde se pôde aprender e experimentar técnicas que fazem parte do património imaterial da região. Mais tarde, o Desfile do Traje Tradicional trouxe cor e história, com trajes típicos desfilados com orgulho e emoção, num espetáculo que homenageou a identidade cultural local. A tarde continuou em festa com as Rusgas, que animaram o espaço com música popular, dança espontânea e a alegria contagiante.

No domingo, o encerramento ficou a cargo dos Ranchos Folclóricos, que encantaram com atuações cheias de ritmo, autenticidade e espírito comunitário. Os sons das concertinas, os passos das danças e os cantares populares encheram o espaço de um calor especial, numa despedida à altura do espírito da festa. Também o Grupo de Cordofones e o Grupo de Gaitas da Escola de Música, proporcionaram uma experiência única com a sonoridade de instrumentos tradicionais, num dia marcado também pelo ribombar dos Grupos de Bombos e do Feirão de produtos locais.

Durante os três dias, os visitantes puderam ainda explorar exposições de arte e história local, perder-se entre relíquias na feira de velharias e deliciar-se com os sabores únicos das tasquinhas, que serviram pratos tradicionais e iguarias da região.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Interrompidas buscas pelos três pescadores desaparecidos após naufrágio numa zona rochosa da Ínsua

As buscas pelos três pescadores que desapareceram na sequência...

Naufrágio na Ínsua: veja aqui as imagens

Ainda não foram encontrados os três pescadores de nacionalidade...

Naufrágio na Ínsua: Duas pessoas resgatadas, três pescadores ainda desaparecidos

Segundo noticia o Correio da Manhã, uma embarcação de...

Sporting Club Caminhense arrancou à meia noite com as comemorações do centenário do clube

O Sporting Club Caminhense (SCC), Clube de Remo do...