10.7 C
Caminha Municipality

Ponte da Barca: Câmara ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil

Data:

A Câmara de Ponte da Barca acionou hoje o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil (PMEPC) devido ao incêndio que deflagrou no sábado no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).

“Informa-se a população que se encontra ativado o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil de Ponte da Barca, devido às ocorrências de incêndios no concelho, desde as 00:00 de 28 de julho de 2025”, de acordo com a lei, lê-se na publicação do município na sua página na rede social Facebook.

De acordo com aquela legislação, “todos os cidadãos e demais entidades privadas estão obrigados, no território continental, a prestar às autoridades de proteção civil a colaboração pessoal que lhes for requerida, respeitando as ordens, orientações e solicitações que lhes sejam dirigidas, correspondendo a recusa do seu cumprimento ao crime de desobediência”.

O fogo que deflagrou no sábado no lugar de Parada, freguesia do Lindoso, e segue em direção a Ermida e Lourido, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, estava, às 09:40, a ser combatido por dois meios aéreos, 235 operacionais e 77 operacionais, disse hoje a proteção civil.

Em declarações à agência Lusa, o Comandante Marco Domingues, do Comando Sub-Regional do Alto Minho, disse que mais cinco meios aéreos “encontram-se em trânsito para o local” das chamas, no concelho de Ponte da Barca, distrito de Viana do Castelo.

Marco Domingues adiantou que o fogo “tem duas frentes ativas, ainda não chegou a Lourido, que existe esse risco, mas que há meios no terreno a tentar evitar que isso aconteça”.

“Há duas povoações, Ermida e Froufe, que estão na linha de fogo e que são preocupantes, mas já estão posicionados meios de proteção”, referiu.

Segundo Marco Domingues, “as duas frentes ativas lavram em zonas inacessíveis”, sendo que o combate é dificultado “pelo vento forte, orografia e inacessibilidades”.

“Temos recorrido a estratégia de combate apeado, com combinação de meios aéreos”, destacou, adiantando não haver previsão para ter o incêndio dominado face às condições meteorológicas que “tendem a ser complexas”.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Congresso/ANMP: Municípios disponíveis para mais competências com recursos financeiros

O novo presidente da Associação Nacional de Municípios (ANMP),...

Congresso/ANMP: Só a regionalização acaba com país desigual e desequilibrado – autarcas

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) defendeu hoje...

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...