10.3 C
Caminha Municipality

Política: PCP de Viana do Castelo exige a autarquias valorização da Serra D’Arga

Data:

Em comunicado enviado à agência Lusa, o PCP de Viana do Castelo reclamou às autarquias e à Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho “uma calendarização efetiva dos investimentos, mas também o envolvimento das populações, valorizando e melhorando a serra, a natureza e o ambiente em harmonia com as populações, a atividade económica e o desenvolvimento regional”.

A Serra d’Arga abrange os concelhos de Caminha, Vila Nova de Cerveira, Viana do Castelo e Ponte de Lima e está atualmente em fase de classificação como Área de Paisagem Protegida de Interesse Regional.

No dia 2, o Ministério do Ambiente e Ação Climática (MAAC) informou da exclusão da zona de Arga do concurso público para a pesquisa e prospeção de lítio.

No caso da área denominada Arga, núcleo constituído pelas freguesias de Arga de Baixo, Arga de Cima e Arga de São João, no concelho de Caminha, a Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) promovida pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) concluiu que, face à “expectável classificação” da Serra d’Arga como Área Protegida, “mais de metade da superfície é considerada interdita ou a evitar”.

“Ao longo dos últimos anos – e de forma particularmente mais intensa no último – a população e várias entidades da região manifestaram-se contra a prospeção e pesquisa de lítio na Serra D’Arga. Durante este processo, as câmaras municipais e a CIM do Alto Minho foram anunciando projetos e investimentos previstos para a melhoria e valorização da Serra, do ecossistema e promoção da natureza e ambiente”, lembra o PCP.

O PCP acrescenta que, no âmbito da classificação da serra, “estão previstas melhorias de vária ordem, desde a proteção da fauna e flora, preservação de ecossistemas”.

“Nos últimos meses ouvimos várias promessas das câmaras de avançar com essas melhorias com vista à preservação e criação de condições para a fruição da serra pelas pessoas. Gostaríamos de ver esses investimentos concretizados”, sustenta o PCP de Viana do Castelo.

A Serra d’Arga, “com mais de 40 quilómetros quadrados, envolvendo áreas dos concelhos de Caminha, Ponte de Lima e Viana do Castelo, é uma das áreas mais emblemáticas do Alto Minho, incorporando um importante património natural, cultural, paisagístico e geológico”, referem os comunistas.

O processo de classificação da Serra d’Arga como Área de Paisagem Protegida de Interesse Regional foi iniciado em 2017, pelos municípios de Caminha, Ponte de Lima, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira, na sequência de estudo realizado no âmbito do projeto “Da Serra d’Arga à Foz do Âncora”, apoiado por fundos do Norte 2020.

O estudo realizado entre o vale do Âncora e o maciço serrano, e que deu início ao processo de classificação incluiu o levantamento dos 10 tipos de ‘habitat’ de importância comunitária, a riqueza florística, com 546 espécies de plantas vasculares, incluindo 32 espécies raras ou ameaçadas de extinção, a presença confirmada de mais de 180 espécies de vertebrados selvagens, e do património construído, mais de 600 exemplares.

O desenvolvimento da classificação aguarda a constituição da Associação de Municípios da Serra d’Arga, que junta os municípios de Caminha (PS), Paredes de Coura (PS), Ponte de Lima (CDS-PP), Viana do Castelo (PS) e Vila Nova de Cerveira (PS).

A Serra d’Arga abrange uma área de 10 mil hectares, dos quais 4.280 hectares encontram-se classificados como Sítio de Importância Comunitária.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Congresso/ANMP: Municípios disponíveis para mais competências com recursos financeiros

O novo presidente da Associação Nacional de Municípios (ANMP),...

Congresso/ANMP: Só a regionalização acaba com país desigual e desequilibrado – autarcas

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) defendeu hoje...

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...