17.8 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 23 Maio, 2025
spot_img
InícioNotíciasPolíticaPolítica: Deputado do PSD Eduardo Teixera favorável à extinção da AdAM

Política: Deputado do PSD Eduardo Teixera favorável à extinção da AdAM

 

O deputado social democrata à Assembleia da República, Eduardo Teixeira, votou esta quinta-feira, em sessão plenária na Assembleia da República a favor de uma nova solução que poderá passar pela reversão de todo o processo da ADAM, no que ao Concelho de Viana do Castelo diz respeito.

“Face aos dois anos de erros grosseiros e má gestão da ADAM, com reflexos inaceitáveis no nosso concelho, caso a coligação PSD-CDS vença as próximas eleições à Câmara Municipal de Viana do Castelo tudo faremos, no pressuposto de que haja a possibilidade jurídica do Município de Viana, para rescindir contrato com a ADAM por justa causa, sem entrega de qualquer valor compensatório e voltar a municipalizar nos SMSBVC as águas do concelho de Viana”,  revela Eduardo Teixeira.

Esta votação do deputado vianense vem furar a disciplina de voto no Parlamento, numa abstenção geral do PSD nesta matéria, num projeto apenas de recomendação. “Ao longo de 2020 registaram-se problemas graves com a faturação aos clientes, em muitos casos foram apresentadas contas desproporcionadas (anomalias que atingiram 15 mil consumidores) e o balanço que se faz é preocupante”, refere o deputado.

As queixas apresentadas foram a vários níveis e provocaram uma “desconfiança e descrédito que tem vindo a comprometer os objetivos de melhorar o serviço de abastecimento de água em Viana”, sublinha Eduardo Teixeira.

Recorde-se que o sistema de águas da região do Alto Minho nasceu a 11 de janeiro de 2019 com a criação da ADAM – Águas do Alto Minho, pela celebração de um contrato de Parceria Pública entre o Estado Português e entre vários Municípios do Alto Minho, nomeadamente, Viana do Castelo. 

Esta empresa foi constituída com o objetivo de “querer prestar um serviço mais fiável, eficaz e de qualidade, através de uma gestão eficiente dos recursos naturais, das infraestruturas e dos serviços de operação e manutenção, promovendo a melhoria da qualidade da água e reduzindo perdas de águas e infiltrações”. Por outro lado, afiançava “garantir o cumprimento dos requisitos legais aplicáveis e atuar de acordo com as melhores práticas do setor da água em Portugal, garantindo um atendimento próximo e eficiente a todos os nossos clientes”, sendo que segundo o PSD, se tem tornado ineficaz e não dando resposta face aos problemas apresentados.

 

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares