10.8 C
Caminha Municipality
Terça-feira, 24 Novembro, 2020
Início Distrito Caminha Pescadores do Alto Minho há 2 anos à espera de coletes

Pescadores do Alto Minho há 2 anos à espera de coletes

Há mais de dois anos que os pescadores do concelho de Caminha esperam que seja aprovada a candidatura que fizeram para a compra, comparticipada a 90 por cento pelo Estado, de novos coletes salva-vidas.

Após um número recorde de mortes de profissionais da pesca entre 2009 e 2010, cuja maioria não envergava coletes na hora dos acidentes, o Governo prometeu apoiar os pescadores na compra daquele equipamento obrigatório na arte da pesca.

Os pescadores de Vila Praia de Âncora, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença juntaram-se numa candidatura conjunta avaliada em 48 mil euros para comprarem os coletes, cuja unidade custa 90 euros.

Os profissionais da pesca explicam que os novos coletes facilitam-lhes o trabalho a bordo das embarcações, o que não acontece com os mais antigos, que muitas vezes são postos de lado.

António Felgueiras, da Associação de Pescadores para a Preservação do Rio Minho, que está a liderar esta candidatura, continua à espera de luz verde para comprar um equipamento essencial à actividade. Há dois anos que a candidatura esbarra em burocracias. Isto quando se sabe que os coletes são fundamentais para a salvaguarda da vida dos pescadores.

Segundo os números oficiais da Direcção Geral da Autoridade Marítima, em 2012 salvaram-se 11 vidas pelo uso daquele equipamento.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Populares

Caminha: Albergue e espaço Cowork abre portas em Vila Praia de Âncora no próximo ano

Vila Praia de Âncora vai acolher um projeto pioneiro no concelho de Caminha. André Verde e Patrícia Labandeiro estão a perseguir um sonho com...

Viana do Castelo: Detido por extorsão

A GNR deteve um homem de 43 anos por extorsão no concelho de Viana do Castelo. Em comunicado, o Comando Territorial da GNR de Viana...

Serra d’Arga: “Reflorestar a Cantar”, uma história contada pelo “O Minho”

A iniciativa teve lugar este fim-de-semana, mais precisamente no último sábado, em São Lourenço da Montaria e é contada pelo Jornal "O MINHO". "A ideia...

Covid 19: Unidade Local de Saúde do Alto Minho com 95% de taxa de ocupação

As áreas destinadas ao tratamento de doentes com Covid-19 na Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) apresentam esta segunda-feira uma taxa de...