8.2 C
Caminha Municipality

Pescadores do Alto Minho há 2 anos à espera de coletes

Data:

Há mais de dois anos que os pescadores do concelho de Caminha esperam que seja aprovada a candidatura que fizeram para a compra, comparticipada a 90 por cento pelo Estado, de novos coletes salva-vidas.

Após um número recorde de mortes de profissionais da pesca entre 2009 e 2010, cuja maioria não envergava coletes na hora dos acidentes, o Governo prometeu apoiar os pescadores na compra daquele equipamento obrigatório na arte da pesca.

Os pescadores de Vila Praia de Âncora, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença juntaram-se numa candidatura conjunta avaliada em 48 mil euros para comprarem os coletes, cuja unidade custa 90 euros.

Os profissionais da pesca explicam que os novos coletes facilitam-lhes o trabalho a bordo das embarcações, o que não acontece com os mais antigos, que muitas vezes são postos de lado.

António Felgueiras, da Associação de Pescadores para a Preservação do Rio Minho, que está a liderar esta candidatura, continua à espera de luz verde para comprar um equipamento essencial à actividade. Há dois anos que a candidatura esbarra em burocracias. Isto quando se sabe que os coletes são fundamentais para a salvaguarda da vida dos pescadores.

Segundo os números oficiais da Direcção Geral da Autoridade Marítima, em 2012 salvaram-se 11 vidas pelo uso daquele equipamento.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Caminha: Pai Natal chega no domingo à Mata do Camarido

O Pai Natal chega à Camarilândia este domingo, dia...

Novo acordo com o INEM obriga Bombeiros de Caminha a adquirir nova ambulância de emergência

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Caminha foi obrigada...