Sol. Vai estar sol nos próximos dias e a temperatura vai subir, pelo menos até ao próximo Domingo. Segundo avança esta quarta-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, nos próximos 10 dias é pouco provável que chova.
A previsão de bom tempo vai permitir abrir as barras marítimas de Caminha e de Vila Praia de Âncora à navegação, depois de nos últimos 90 dias terem estado quase sempre encerradas. São, por isso, boas notícias para os pescadores do concelho, que estão há quase três meses sem conseguirem exercer regularmente a sua actividade.
Ainda assim, o presidente da Associação de Pescadores de Vila Praia de Âncora reage com cautela à abertura da barra. Vasco Presa lembra que por lá, além do mau tempo, é o assoreamento que também impede os pescadores de trabalhar e, garante, a situação agravou-se nestes três meses, de tal forma que, mesmo sem agitação marítima, vai ser difícil sair para o mar.
Os pescadores de Vila Praia de Âncora pediram ao LNEC, Laboratório Nacional de Engenharia Civil, que estude uma nova configuração para os molhes do Portinho da vila, que, segundo os profissionais da pesca, são os grandes responsáveis pelo assoreamento. É uma tentativa de aproveitar a mediatização do desaparecimento da duna daquela praia para debater o assoreamento do porto de mar. Segundo Vasco Presa, está tudo interligado.
Os pescadores do concelho de Caminha deverão regressar ainda esta semana ao mar, depois de quase três meses em terra e muitas dificuldades.