12.7 C
Caminha Municipality

Pescadores de Vila Praia de Âncora aplaudem aumento das quotas de pesca mas alertam para proibição da pesca da sardinha

Data:

Os pescadores portugueses vão poder pescar mais no próximo ano, sobretudo os que se dedicam à pesca costeira e local. É que para 2015 Portugal conseguiu negociar um aumento de 18 por cento na quota de pesca global, com especial destaque para espécies como o carapau, cuja pesca vai aumentar 67%; também um aumento de 10% na quota do biqueirão, 15% no lagostim e 14% no tamboril.

Os pescadores de Vila Praia de Âncora aplaudem a decisão, porque significa que no próximo ano vão poder pescar maiores quantidades de carapau, uma das espécies com maior preponderância naquela zona costeira. Vasco Presa, o presidente da associação local de pescadores, alerta contudo para um outro problema que está a preocupar muito mais os pescadores do concelho de Caminha: a proibição da pesca da sardinha.

 

A sardinha de Vila Praia de Âncora granjeia fama e é uma das apostas do município caminhense, que poderá cair por terra no próximo ano se a Comissão Europeia não retirar os pescadores do concelho do pacote daqueles que a partir de 1 de Janeiro passam a estar proibidos de pescar aquela espécie. Em causa está o tamanho da malha da rede utilizada.

Vasco Presa revela que todos os pescadores do Litoral Norte do país e da Galiza, cerca de meio milhar de embarcações de pesca, estão em risco.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Caminha: Pai Natal chega no domingo à Mata do Camarido

O Pai Natal chega à Camarilândia este domingo, dia...

Novo acordo com o INEM obriga Bombeiros de Caminha a adquirir nova ambulância de emergência

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Caminha foi obrigada...