10 C
Caminha Municipality

A Páscoa no Alto Minho

Data:

No Alto Minho, a Páscoa é vivida com alegria. Estreia-se roupa nova. Espera-se pelo compasso, que já anda na rua. Visita-se a casa do vizinho, para beijar a cruz. Trocam-se dois dedos de conversa, enquanto se prova o pão-de-ló e o doce sortido típico da época. É uma festa de portas abertas a quem queira entrar.

O sinal é dado pelas flores espalhadas antecipadamente na soleira da porta. É também assim que ainda se vive a festa da ressurreição de Cristo, em Vila Praia de Âncora, a vila mais populosa do concelho de Caminha.

Um dos habitantes locais, Francisco Sampaio, defende ser esta a festa da comunidade e, por isso, convida todos aqueles que visitem Vila Praia de Âncora nos dias de Páscoa a seguirem o compasso pascal e a entrar nas casas, mesmo dos desconhecidos, sem vergonha. É esse o espírito da época que Sampaio, durante muitos anos ligados ao turismo, diz ser essencial manter, em nome da preservação dos usos e costumes da região.

Em cima das mesas, os visitantes vão encontrar o melhor da gastronomia da região. A população do Alto Minho faz gala em bem receber e a Páscoa é o auge. Portas abertas é a simbologia máxima da Páscoa no Alto Minho. É tempo de partilha de convívio da comunidade. Tempo de ir para a rua e visitar os vizinhos. Dias de alegria e generosidade.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Buscas pelos três pescadores desaparecidos em Caminha retomadas na terça-feira

As buscas pelos três pescadores desaparecidos no naufrágio de...

Pescadores de Caminha asseguram que mestre do barco que naufragou era experiente

A Associação de Pescadores de Caminha afirmou hoje que...

Arcos de Valdevez: Obras de requalificação de cineteatro na origem de incêndio

As obras de requalificação do cineteatro Alameda, Arcos de...

Executivo caminhense reúne esta quarta-feira em reunião ordinária

O Executivo caminhense vai reunir esta quarta-feira, dia 17...