A nova fábrica da farmacêutica espanhola Zendal, em construção em Paredes de Coura, no distrito de Viana do Castelo, num investimento de 15 milhões de euros, vai começar a produzir vacinas em dezembro.
Em comunicado , a Zendal explicou que o polo biotecnológico permitirá “aumentar a capacidade de produção e embalagem de vacinas virais para a saúde humana”.
O grupo de biotecnologia sediado em O Porriño, na Galiza, justifica o novo investimento por “considerar que o momento atual é extremamente positivo para aproveitar as sinergias da eurorregião”.
A produção na fábrica de Paredes de Coura irá “começar com um quadro inicial de 30 pessoas, das quais pelo menos 50% serão licenciadas”.
A Zendal é a marca corporativa do grupo de biotecnologia que reúne sete empresas focadas em pesquisa, desenvolvimento, fabricação e comercialização de vacinas para saúde humana e animal e outros produtos de alto valor agregado para a área da saúde.
O grupo integra as seguintes empresas CZ Vaccines, Biofabri, Probisearch, Vetia, Petia, Zinereo e Bialactis.
A empresa situada em O Porriño, com mais de 85 mil metros quadrados, tem mais de 350 trabalhadores, a maioria “altamente qualificados”.
A unidade inclui 15 áreas de produção diferentes. Atualmente, exporta produtos de saúde animal e humana para 65 países.