8.6 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioRubricasEmpreende +Paredão 476, um spot que vale a pena conhecer na praia de...

Paredão 476, um spot que vale a pena conhecer na praia de Moledo

 

 

Com uma beleza paisagística extraordinária, aliada a propriedades benéficas para a saúde, como por exemplo a riqueza do iodo, a praia de Moledo é uma das mais apreciadas e concorridas do norte de Portugal.
Bem cuidada, de águas frias, ondulação constante e por veres ventosa, a praia de Moledo tornou-se num spot imperdível para quem gosta de praia e para os amantes dos desportos náuticos, como por exemplo o surf, o bodyboard, o windsurf, o kitesurf e o Padlle. Nos últimos anos, a praia tem registado um aumento de praticantes destas modalidades, e consta já em inúmeros “surf guides”.
Frequentada maioritariamente por portugueses, a praia de Moledo tem visto aumentar, nos últimos anos, o número de frequentadores estrangeiros, nomeadamente espanhóis, alemães, entre outros, que fazem desta praia um ponto de encontro obrigatório para a prática de surf e outros desportos náuticos. De verão ou inverno, com sol, chuva ou vento, é vê-los entrar mar a dentro a desafiar as ondas. É uma “vibe” espetacular que não acontece apenas no mar, mas também em terra.



Esta é a época do surf por excelência e Portugal é já considerado um dos países onde é possível apanhar as melhores ondas do mundo. O Empreende + desta semana foi à praia de Moledo que por estes dias se encontra repleta de banhistas. Estamos no auge da época balnear e por ali respira-se férias. Entramos num dos bares da marginal da praia, o Paredão 476, onde está instalada também uma loja de surf. Manuel Emídio, um jovem empresário caminhense, criou este projeto em 2015. Conhecedor do potencial da praia que considera um local “mágico”, este empresário decidiu apostar na sua terra e acreditou que era possível criar um negócio sustentável. Era aqui que queria continuar a viver e criar os filhos e por aqui ficou.

“A minha ideia era criar um negócio sustentável que me permitisse continuar a viver neste local mágico, que adoro pela sua tranquilidade e pela possibilidade que me dá em conciliar a natureza com o desporto. Estamos a falar de lugar onde as crianças podem crescer felizes e em segurança. Isso para mim é muito importante porque tenho dois filhos e quero que eles cresçam num ambiente de harmonia. É por isso que eu considero que este é um local perfeito e escolhi investir aqui”, explica.

A paixão pelo mar e o seu potencial levaram o Manuel Emídio a instalar-se profissionalmente em Moledo. É para ali que ruma diariamente para trabalhar ou para aproveitar os tempos livres com a família.

“No meu tempo livre tento o aproveitar com a minha família e como gosto de desporto, quando posso também pego na minha prancha e vou surfar…. É mesmo em frente… O mar é algo inexplicável, é uma sensação de liberdade e de contato direto com a natureza, e por essa razão escolhi Moledo para investir os meus conhecimentos e dar mais há nossa terra”, refere.



Um spot que une gerações

O Paredão 476 está situado na marginal de Moledo mesmo de frente para a praia. Com uma vista soberba sobre o Atlântico, o pôr do sol e a linha do horizonte vistos do terraço é algo difícil de descrever, é uma beleza de fazer cortar a respiração.

Manuel Emídio conta que a ideia foi desde logo criar um conceito de bar de praia diferente.

“Queríamos um bar que fosse capaz de atrair gente de várias gerações e estilos diferentes. Abrimos com um novo conceito, com uma decoração retro e muito ligada ao mar, com muita madeira. Acho que resultou muito bem”.

Uma parte do edifício está reservada a loja de Surf, Kite Surf e Stand Up Padlle, uma mais valia para o local e que segundo Manuel Emídio imprimiu uma grande dinâmica à praia.

“Ao fim de dois anos percebemos que a aposta numa parceria para a criação de uma loja dedicada ao desporto náutico foi uma mais valia e contribui para uma grande dinamização da própria praia. Atualmente vemos todos os dias estrangeiros, a andarem de pé descalço, num ambiente colorido e descontraído a alargar a época sazonal, algo a que se tem assistido nos últimos anos em Moledo”.



Carta aposta nos alimentos frescos e saudáveis

Mas o Paredão 476 é muito mais que belas vistas sobre o mar, a cozinha é outro dos atrativos. A variedade e qualidade da ementa não deixa ninguém indiferente. Da carta destacamos as tapas variadas (enchidos, mariscos, etc), o hambúrguer artesanal, a comida vegetariana. Os doces variados completam o menú. Para acompanhar, o bar dispõe de uma boa carta de vinhos, sangria caseira, Gin´s & Cocktails.
O segredo da ementa que aposta nos alimentos frescos e saudáveis, “está sem dúvida no carinho de cozinhar bem. É tudo confeccionado na hora, com alimentos frescos e saudáveis”, explica.



Mais parcerias para mais oferta

No sentido de melhor servir os clientes e diversificar a oferta, o empresário tem estabelecido uma série de parcerias diretas com outras empresas locais certificadas.

“Apesar de nós paredão476, termos um alvo muito específico relacionado com o desporto SURF e lazer (mar e natureza) , conseguimos fixar mais portugueses de longe e estrangeiros através das parcerias diretas que fazemos com empresas todas elas certificadas. Um dos exemplos é o Aldeamento Turistico do Camarido ou a empresa alemã “all you can surf,” (escola de Kite Surf) que transporta os estrangeiros até Moledo entre maio e setembro. Esta dinâmica é muito interessante porque provoca um turismo ativo.
Outro exemplo é a empresa Caminha 4×4, ou a Minhaventura. Temos também o Posto Náutico Insua (Taxi – passagens para o forte da insua, passeios no rio minho, Serviço de apoio com poitas para barcos, Serviços de reboque Banana, Sky náutico).
Todas estas parcerias nos ajudam a criar oportunidades turísticas diferentes e a cativar mais turistas”.

Combater a sazonalidade é outro dos objetivos deste jovem empresário, a que se junta também o respeito pela natureza e pelo meio ambiente.

“Nesse sentido temos trabalhado na procura de mais parcerias que nos permitam criar novas atratividades. Assim sendo estamos em condições de adiantar que iremos muito brevemente estabelecer uma parceria com um mestre nas artes de taichi e chi-kung, que são técnicas viradas para a saúde e bem estar, com foco no conceito básico da longevidade, e no regular do estado físico externo e interno”, explica.

“Em setembro iremos iniciar e comunicar datas com dias para experiências e para criar grupos de trabalho”, adianta.

Acompanhe as atividades do Paredão 476 através do Facebook.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares