18.4 C
Caminha Municipality
Sábado, 19 Setembro, 2020
Início Notícias País País: Portugal e Espanha debatem esta sexta-feira novo encerramento de fronteiras

País: Portugal e Espanha debatem esta sexta-feira novo encerramento de fronteiras

O ministro dos Negócios Estrangeiros português afirmou hoje que um encerramento das fronteiras com Espanha devido à covid-19 é sempre uma decisão conjunta, adiantando que analisará essa e outras questões sexta-feira com a sua homóloga espanhola.

“Temos trabalhado de forma muito coordenada com as autoridades espanholas”, disse à Lusa o chefe da diplomacia portuguesa, Augusto Santos Silva, assinalando que, quando esta esteve encerrada ao trânsito normal de pessoas, foi “por decisão conjunta dos dois Estados”.

Questionado sobre a necessidade de uma nova limitação à mobilidade entre os dois países, depois de as autoridades espanholas terem anunciado, na segunda-feira, 27.404 novos casos desde sexta-feira, Augusto Santos Silva sublinhou que as decisões recaem sobre os ministros da Administração Interna de Portugal e do Interior de Espanha e que o assunto será debatido nas próximas semanas.

“Eu terei o prazer de receber a minha colega espanhola [Arancha González Laya] na próxima sexta-feira, dia 18. Teremos depois a cimeira bilateral entre os dois países, no dia 02 de outubro, e, naturalmente, essas são oportunidades para nós trocarmos informação sobre o modo como estamos a acompanhar a evolução da pandemia e das medidas que todos estamos a tomar para combatê-la”, concluiu o ministro dos Negócios Estrangeiros português.

O ministro dos Negócios Estrangeiros português falou à margem da tomada de posse de Cristina Moniz para o cargo de vice-presidente do Conselho Diretivo do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, uma cerimónia realizada esta tarde, na sede do instituto.

Durante o dia de hoje, Espanha anunciou 9.437 novos casos de covid-19 no seu território, ultrapassando os 600.000 casos desde o início da pandemia. Da mesma forma, as autoridades contabilizaram 156 novas mortes com a doença, elevando o número de óbitos para 30.004.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 929.391 mortos e mais de 29,3 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.875 pessoas dos 65.021 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Cidália Aldeia
Cidália Aldeia
Chefe de Redação
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Populares

V.N.Cerveira: Ponte da Amizade palco para protesto contra a mineração

Realizou-se esta manhã na Ponte Internacional da Amizade, em Vila Nova de Cerveira, um acto simbólico de união das populações e autarquias das margens...

Caminha:Trânsito cortado na Rua de São João a partir de segunda-feira

  Com o início da 2ª fase da operação de reabilitação urbana do Centro Histórico de Caminha, a Rua de S. João ficará interdita ao...

Viana do Castelo: Município decreta dois dias de luto pela morte de D. Anacleto Oliveira

A Câmara de Viana do Castelo decretou esta noite dois dias de luto municipal pelo falecimento do bispo da diocese do Alto Minho, D....

Distrito: Faleceu D. Anacleto Oliveira Bispo de Viana do Castelo

O bispo de Viana do Castelo, Anacleto Oliveira, de 74 anos, morreu hoje na sequência do despiste do automóvel que conduzia na Autoestrada 2...