Portugal continental e as regiões autónomas da Madeira e dos Açores vão atrasar os relógios uma hora na madrugada do deste domingo, dando início ao horário de inverno.
Na madrugada de domingo (29 de outubro), em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira quando forem 02:00 os relógios devem ser atrasados 60 minutos, passando para a 01:00.
Na Região Autónoma dos Açores, a mudança será feita à 01:00 da madrugada de domingo, passando para as 00:00.
O atual regime de mudança da hora é regulado pelo decreto da UE de 2000, que sincronizou as mudanças no horário europeu (exceto na Islândia) e prevê que todos os anos os relógios sejam, respetivamente, adiantados e atrasados uma hora no último domingo de março e no último domingo de outubro, marcando o início e o fim da hora de verão, de forma a garantir a coerência dentro do mercado único.
A convenção é seguida em Portugal há cerca de um século, no entanto, existe um impasse na Europa, acerca da necessidade desta mudança. Em 2019, o Parlamento Europeu votou favoravelmente para que esta medida avançasse. Tudo indicava que o fim estava iminente; em 2021, voltou a falar-se no fim desta alteração mas tal não aconteceu até hoje.
Há países, como é o caso de Portugal, que pretendem manter a mudança de horário duas vezes por ano por considerarem que adotar permanentemente ou o horário de verão ou o de inverno não traria benefícios.