Um grupo constituído por 85 peregrinos do distrito de Viana do Castelo parte no próximo domingo às 6 da manhã em peregrinação para Fátima. Homens e mulheres de várias idades, vão percorrer a pé os cerca de 270 quilómetros que separam a capital do distrito do santuário.
A peregrinação é organizada por Joaquim Araújo responsável por toda a logística que garante que durante os sete dias em que dura a viagem nada falta ao grupo.
Desde a marcação dos hotéis às refeições, passando pelos cuidados médicos tudo é pensado ao pormenor, como explicou à Rádio Caminha Ana Paula Amorim, voluntária desta organização que no próximo domingo segue para Fátima integrada no grupo.
As motivações para fazer o caminho a pé para Fátima são muitas, mas a maioria dos peregrinos vai em pagamento de promessas.
Os sete dias que separam Viana do Castelo do Santuário de Fátima são muitas vezes vencidos com muito espírito de sacrifício e a ajuda dos que seguem no grupo é muito importante. A dor e o cansaço físico ditam a vontade de desistir e cabe aos mais fortes apoiar os mais vulneráveis. Desistir, só por ordem médica…
Chegar ao santuário de Fátima depois de sete dias a andar a pé é um misto de emoções muito difícil de explicar como confessa Ana Paula Amorim.
Dos 85 peregrinos que partem para Fátima no próximo domingo, alguns são do concelho de Caminha como é o caso da irmã Ercília que, com os seus 87 anos é considera um exemplo para o grupo.
85 peregrinos do distrito partem este domingo (5 de maio) a pé em peregrinação para Fátima.