15 C
Caminha Municipality

Opinião: As vacas do Dr.António Costa, nunca voaram!

Data:

De uma forma pouco séria, com algum escárnio e gozo, em tempos, o Dr. António Costa, apresentou-nos um animal herbívoro corpulento, ruminante, a que se chamam vacas e ele queria que estas voassem. Foi uma analogia a que tudo é possível e ía correr bem, e até aconteceriam surpresas agradáveis. Mas aquilo que vivemos e que se viu ao fim destes 7 anos de Governo, é que foi uma permanente degradação da vida dos Portugueses.

Durante 7 anos de Governação Socialista do Dr. António Costa, foram muitos os casos e casinhos e muitos casos de corrupção e de, incompetência política. A falta de uma alternativa credível na oposição e um Presidente da República protetor e porta-voz de um “Governo da Geringonça”, fez com que o PS e o Dr. António Costa recebessem do Povo, uma maioria absoluta.

Decorrido este tempo, vê-se e sente-se a inoperância deste Governo em resolver muitos problemas que afectam várias classes profissionais – Professores, Enfermeiros, Médicos e Assistentes Operacionais. Hoje estas classes sofrem, por parte do Governo, de um discurso e conversações surdas, unilaterais, demagogas, sem acção e sem real vontade de resolver verdadeiras e actuais questões que prejudicam e dificultam a vida de Profissionais, Famílias e Cidadãos, tornando-os mais pobres e desmotivados.

O rendimento das Famílias é baixo. As dificuldades aumentam. O nivelamento, à boa maneira socialista, é sempre por baixo.

Têm sido Governos fartos de casos e casinhos. Um desbaratar de dinheiros públicos em empresas públicas falidas, indemnizações volumosas e chorudas, em favor de uns quantos “afilhados”. Em contraste com esta situação, tudo que seja para repor tempo de serviço aos Professores e Enfermeiros, é catalogado de “sempre muito dinheiro”, o orçamento não suporta. Nunca há vontade política de resolver estas questões.

Já escrevemos anteriormente: “Se por um lado o Governo não reconhece a contagem de tempo em efectivo trabalho, que aconteceu mesmo, então seria justo, pelo mesmo princípio, que o Governo reembolsasse os descontos efectuados, no respectivo tempo de serviço, que não reconhece, nem quer contabilizar.”

Já agora, perguntar: Não serão muitos destes Professores e Enfermeiros, Médicos e Assistentes Operacionais, que hoje se manifestam, responsáveis pela maioria socialista, porque assim votaram? Estamos plenamente convencidos que sim! Se no período da “Geringonça” e do Governo de esquerda, não foram resolvidos estes problemas dos trabalhadores, num Governo Socialista de maioria absoluta, também não o serão. De que se queixam agora, aqueles que votaram PS? Não votaram no Dr. António Costa? “Habituem-se”!

Tudo no Governo é feito em reação e em cima dos problemas e nunca antecipadamente, pensado e com planeamento. Depois dá em trapalhada e confusão. É o caso do dossiê “Habitação”. A vontade do Governo Costa intervir na “Propriedade Privada”: Será razoável? Será aceitável? Será Constitucional? Resolve o problema?

Os ventos que sopram na Sociedade Portuguesa, não são facilitadores. Os Portugueses estão mais pobres! As dificuldades aumentam, a inflação continua alta, os salários não acompanham a inflação e por isso, quebra no poder de compra. Os impostos não baixam e os rendimentos e poupança das Famílias, são cada vez menos.

A realidade é que as “vacas não voam”. São herbívoros, corpulentos e por isso têm 4 patas para suportar a sua volumosa carcaça e que, essencialmente, comem material vegetal. Mas muitos pensaram ilusoriamente, que as vacas poderiam voar! Enganaram-se a si mesmo e deixaram-se enganar pelas ilusões do Dr. António Costa, que tudo anda a fazer para uma crise política (novamente) e abandonar o Governo, numa tentativa de rumar à Europa.

Se hoje fosse possível perguntar aos mesmos, se continuavam a afiançar que as vacas voavam, acreditavam?

A Igreja Católica e os abusos sexuais

A Sociedade Portuguesa voltou a sofrer novo “tsunami” com a divulgação do relatório e testemunhos dos abusos sexuais praticados pelos padres da Igreja Católica. Indecência praticada por servidores de uma Instituição secular!

Como se teria visto e com que se teria confrontado, a Comissão que levou a cabo tal relatório? Que pressões teriam sofrido e como conseguiram resistir a essas pressões? Quanta coragem de quem deu a cara e deixou o seu testemunho, num reviver, com certeza, de momentos de horror, sofrimento, humilhação, fragilidade e solidão! Assistimos/ouvimos relatos assustadores, arrepiantes, num mundo sombrio, com abusadores a “pregarem a fé” e comportamentos civilizados e de humanidade, em altares de Igrejas e Templos, onde o Cidadão crente ia depositar as suas orações, confissões e reflexões e, depois, nos sombrios espaços, estes “portadores da palavra de Cristo”, abusavam de crianças indefesas, a quem os Pais confiaram os seus Filhos. Isto é abominável!

Parece-me que os Srs. Bispos estiveram curtos, e muito aquém, no respeito pelos Cidadãos, perante tão gravosa situação, em apenas pedirem “perdão”! É pouco! Um “manto” degradador, ofensivo e de descrença de uma Instituição, como a Igreja Católica. Sairá a fé abalada com este escândalo? Estará a Igreja Católica disposta a limpar esta cultura conservadora e fechada de delinquência, de ocultar estes abusos e de se refundar?

Acontece o paradoxo, de alguns servidores da Igreja em que abusaram sexualmente de crianças da forma mais atroz e repugnante, em contraponto com o próprio papel da Igreja ao não querer falar/discutir sobre sexo, sua prevenção e demais questões em torno da sexualidade que precisam ser tratadas e discutidas na Sociedade.

Muito há que reflectir, ainda, na nossa Sociedade. Terá sido este “tsunami” a ponta do iceberg?

Humberto Domingues
Enf. Espec. Saúde Comunitária
2023.02.23

Humberto Domingues
Humberto Domingues
Enfermeiro. Especialista em Saúde Comunitária

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Caminha: Pai Natal chega no domingo à Mata do Camarido

O Pai Natal chega à Camarilândia este domingo, dia...

Novo acordo com o INEM obriga Bombeiros de Caminha a adquirir nova ambulância de emergência

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Caminha foi obrigada...