Face à intenção da administração da Nexans Essex agora tornada pública de encerramento da unidade produtiva de Viana do Castelo e a sua relocalização para outras partes do mundo, o Presidente da Câmara de Viana do Castelo acaba de solicitar uma intervenção urgente ao Ministro da Economia e ao Presidente da AICEP no sentido de evitar a deslocalização desta empresa.
A Nexans Essex labora em Viana do Castelo há mais de vinte anos, sendo uma empresa de elevado índice tecnológico e de inovação, produzindo filamentos de cabos para a indústria aeronáutica e automóvel, com elevado índice de competitividade internacional.
O autarca de Viana do Castelo, José Maria Costa, na sua missiva à tutela, lembra que a atual fase da economia nacional e ainda a dificuldade de instalação de novas empresas torna imperiosa uma ação proactiva do Governo e da AICEP no sentido de procurar encontrar uma solução para a continuidade desta empresa em território nacional.
José Maria Costa manifesta ainda grande preocupação pelo futuro dos 77 trabalhadores e das suas famílias relativamente à conjuntura socioeconómica do concelho e do país, onde dificilmente encontrarão empregos alternativos.