23.6 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 18 Setembro, 2020
Início Notícias Cultura Neopop celebra 15º aniversário e regressa a Viana do Castelo a 12...

Neopop celebra 15º aniversário e regressa a Viana do Castelo a 12 de Agosto

Este ano a fasquia era elevada, não fosse esta a celebração dos 15 anos de vida de um dos maiores festivais de música eletrónica da Peninsula Ibérica.

#15 years with you‘ é a hashtag que já circula nas redes sociais. A expetativa era grande e depois das primeiras confirmações a 16 de Janeiro, com alguns nomes um pouco mais virados para o house do que propriamente para o techno, eis que agora se juntam “à festa” Nina Kraviz, Richie Hawtin, Dax J e Ricardo Vilallobos entre outros.

 

Nina Kraviz
Dona, para muitos, de uma sensualidade única nos decks, Nina começou muito cedo a desenvolver o seu gosto pelo techno, a ouvir emissões de rádio de madrugada na sua terra natal, Irkutsk (Rússia). Aos 19 anos, mudou-se para Moscovo, onde estudou medicina dentária. Foi lá que trabalhou como dentista num hospital para veteranos de guerra durante o dia e onde mantinha uma residência como DJ num clube noturno às sextas feiras. “Ghetto Kraviz“, editado pela Rekids em 2011, foi o EP/tema que a trouxe à ribalta e desde então não parou de ascender na música eletrónica. Kraviz criou a sua própria editora em 2014, a трип (em inglês: Trip).

Além do techno, a editora e os seus artistas exploram outros géneros e muitas vezes fundem-nos, criando assim um estilo e personalidades muito próprias da трип. Pode-se portanto esperar um set bastante variado mas sempre com os “pés bem assentes no techno”.

 

Richie Hawtin
Richard “Richie” Hawtin é um músico e DJ anglo-canadiano. Vencedor dos DJ Awards por 3 vezes, foi uma das grandes influências da segunda vaga de artistas do techno de Detroit no inicio dos anos 90 e tem sido desde então um dos expoentes máximos do minimal techno. Ficou mais conhecido pelo seu alias, Plastikman. Em Maio de 1990, Hawtin e John Acquaviva fundaram a editora Plus 8, cujos temas ainda hoje se podem ouvir nas pistas de dança. Em 1998, Hawtin lança a M-nus Records, uma editora focada no minimal techno (o chamado techno inteligente, na altura).

Entre muitas outras efemérides que podiamos apontar, como a sua paixão pelo saquê, que deu origem à criação da sua própria bebida (ENTER), em 2016 Hawtin enveredou ainda mais pelo caminho tecnológico e fundou a empresa PLAYdifferently, onde lançou a mesa de mistura MODEL 1, um produto inovador que permitia filtrar frequências individuais em cada canal (cuja ideia se vê agora imitada nas novas mesas da Pioneer).

Um autêntico maestro, conhecedor da sua arte e com provas mais que dadas no mundo da música eletrónica, seria impossível não esperar um set à sua altura, como aliás tem sido hábito nas suas atuações no Neopop. Afinal de contas, um dia mau para Richie Hawtin seria certamente uma festa inesquecível para muitos.

 

Dax J
Está entre os 100 melhores do mundo e já recebeu nomeações dos mais prestigiados meios de comunicação do género, como Melhor DJ de Techno, DJ Revelação e Melhor DJ Britânico (Mixmag, DJ Mag e DJ Awards, respetivamente). Ser considerado como um dos melhores é um sonho tornado realidade para Dax Heddon.

O jovem britânico queria muito isto, estudou muito para isto. O trabalho acaba sempre por ser recompensado e atualmente, após poucos anos em ascensão, Dax J é requisitado um pouco por todo o mundo e toda a gente que o ouve quer voltar a ouvi-lo. Não é por acaso. Os seus sets são simplesmente de techno, puro e duro, enérgico e sem compromissos. O que se pode esperar então da sua atuação? Dax J vai para trabalhar, não pára para fotos. Quem quiser que as tire mas ele vai continuar a misturar.

 

Ricardo Villalobos
Villalobos nasceu no Chile a 6 de Agosto de 1970. Em 73 mudou-se para a Alemanha com a sua família para escapar à ditadura de Augusto Pinochet que chegou ao poder nesse ano.
Começou a tocar em festas enquanto estudava na universidade, apenas como um hobby. Fundou uma editora, Placid Flavour, em 1993 mas sem sucesso. O seu primeiro disco foi lançado na editora German Playhouse em 1994, e passou a Dj profissional em 1998.

Em 2006, Villalobos, acompanhado por Richie Hawtin e Luciano, tocou para 300 mil pessoas na Love Parade em Berlim. Entre o final de 2008 e 2010, foi considerado o Dj Nº1 no Top 100 da Resident Advisor.

Muitos Djs e músicos da eletrónica referem-se a Villalobos como uma fonte de inspiração. Jamie Jones, por exemplo, redefiniu completamente o seu estilo após ter tocado com Ricardo em Ibiza em 2005.

Conhecido pelas suas remisturas de longa duração – 10 minutos é pouco num remix de Villalobos – e após a sua estreia em 2018 no Neopop, Ricardo Villalobos está de volta a Viana do Castelo. Espera-se humor, viagens e uns “olhinhos fechados” na pista.

 

Nesta edição, vamos ainda poder ouvir DJ Nobu, Adiel, Dr. Rubinstein, Héctor Oaks, Paula Temple, Anastasia Kristensen, Artbat e 999999999.

Modeselektor (live), Loco Dice, FJAAK, The Black Madonna, Cobblestone Jazz (live), Hessle Audio, Honey Dijon e Paco Osuna foram os primeiros artistas revelados pela organização para a edição deste ano, que acontece no Castelo Santiago da Barra entre os dias 12 e 15 de Agosto.

Os bilhetes estão disponíveis em http://madeofyoutickets.com, na Festicket e Fnac, entre outros. Vemo-nos por lá?

NEOPOP 2020 – novas confirmações!

Hoje é um excelente dia para conheceres as novas confirmações para o NEOPOP 2020. 15 YEARS WITH YOU!Música por: Anastasia Kristensen “Go Getter” (Fabric)

Publiée par NEOPOP Electronic Music Festival sur Mardi 3 mars 2020

 

 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Populares

Covid-19: Portugal com mais seis mortos e 780 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais seis mortos relacionados com a covid-19 e 780 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico...

Viana do Castelo: Centro de Imagem, Identidade e Memória inaugura este sábado a bordo do Navio Gil Eannes

O Centro de Imagem, Identidade e Memória da Câmara Municipal de Viana do Castelo é inaugurado este sábado a bordo do Navio Gil Eannes....

Caminha: Freguesia de Vilar de Mouros volta a ter multibanco

Depois de ter sido alvo de um assalto no passado mês de junho e por essa razão ter deixado de funcionar, a Caixa ATM,...

V.N.Cerveira: Eurocidade Cerveira-Tomiño e Consórcio Bidasoa Txingudi partilham experiências de cooperação transfronteiriça

A cooperação entre territórios desempenha um papel crucial como instrumento potencializador de desenvolvimento. Consciente desta realidade, a Eurocidade Cerveira-Tomiño participa num intercâmbio com o...