16.3 C
Caminha Municipality
Terça-feira, 22 Abril, 2025
spot_img
InícioNotíciasDistritoMunicípios do Vale do Minho vão recorrer aos tribunais para tentar travar...

Municípios do Vale do Minho vão recorrer aos tribunais para tentar travar privatização da EGF

Os seis municípios accionistas da Valorminho, responsável pelo aterro sanitário do Vale do Minho, vão interpor uma acção judicial para tentar travar a privatização da Empresa Geral de Fomento, a maior accionista daquela estrutura multi-municipal. O recurso à justiça já tinha sido revelado em primeira mão à Rádio Caminha, há alguns dias, pelo presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira, é agora confirmado pelo autarca de Melgaço e vai ser amanhã anunciado publicamente em conferencia de imprensa pelos seis autarcas da região.

O presidente da Câmara de Melgaço, Manuel Baptista, revela que as autarquias vão contar com o apoio neste processo da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

O aterro sanitário do Vale do Minho, instalado há mais de uma década em São Pedro da Torre, serve os seis municípios do Vale do Minho: Melgaço; Monção; Valença; Paredes de Coura; Vila Nova de Cerveira e Caminha.

A ValorMinho tem como principal accionista o Estado, através da Empresa Geral de Fomento, cuja privatização vai implicar a privatização da empresa que gere o aterro sanitário. Algo que os autarcas querem evitar, argumentando que a privatização daquela estrutura vai encarecer as tarifas cobradas aos municípios por tonelada de lixo, actualmente nos 19 euros.

Os autarcas do Vale do Minho querem ainda deter a maioria do capital social da Valorminho para serem eles a gerir a empresa responsável pelo aterro sanitário que serve a região.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares