18.8 C
Caminha Municipality
Sábado, 19 Setembro, 2020
Início Distrito Caminha Movimento SOS Serra d'Arga pede mão firme às autarquias na responsabilização pelo...

Movimento SOS Serra d’Arga pede mão firme às autarquias na responsabilização pelo incêndio e celeridade na recuperação ambiental da região afectada

Dada a situação crítica de incêndio activo na Serra d’Arga, o Movimento SOS Serra d’Arga contactou os municípios de Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira, no sentido de que estes dêem uma resposta célere e firme às necessidades prementes do território afectado pelas chamas.
Apelando à responsabilidade civil, nesta missiva o Movimento SOS Serra d’Arga propõe que os municípios planeiem a implementação de acções de reflorestação, a arrancar já no início do Outono, com recurso a espécies autóctones devidamente adaptadas e apropriadas a cada área específica.
Adicionalmente, o movimento cívico apela a que os autarcas usem os instrumentos ao seu dispor para exigir uma investigação rigorosa deste crime e a devida punição dos responsáveis.
O Movimento SOS Serra d’Arga declara que assumiu o compromisso da protecção do território e que espera que os autarcas façam o mesmo.

 

Texto da carta enviada aos presidentes de câmara:

“Exmo Sr Presidente,

A terra que nos comprometemos a defender encontra-se neste momento sob ataque.
A nossa Serra Sagrada está em chamas, a ser assassinada ainda neste instante, por via de um dos crimes mais torpes que o ser humano já inventou.
A natureza prodigiosa que nela habita é fonte de vida para a nossa região e é o chão no qual depositamos a nossa fé no futuro.
Como tal, exigimos responsabilidade e responsabilização!
É forçoso que o sr. presidente use os instrumentos ao seu dispor para exigir uma investigação rigorosa deste crime e a devida punição dos responsáveis.
É urgente, da sua parte, o compromisso com a protecção do nosso território.
As intervenções de preservação da natureza precisam, mais que nunca, de planificação e, sobretudo, de continuidade.
A nossa Serra d’Arga carece imediatamente de um plano para a sua reflorestação. Um projecto a ser implementado já neste mês de Outubro, com recurso a espécies autóctones devidamente adaptadas e apropriadas a cada área específica.
As populações estão prontas, disponíveis, motivadas. O Movimento SOS Serra d’Arga está disponível para colaborar em tudo o que estiver ao nosso alcance.
É da sua responsabilidade criar as condições para que a recuperação deste desastre ocorra de forma eficaz e célere.
Está nas mãos de todos resgata”.

Cidália Aldeia
Cidália Aldeia
Chefe de Redação
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Populares

Viana do Castelo: Município decreta dois dias de luto pela morte de D. Anacleto Oliveira

A Câmara de Viana do Castelo decretou esta noite dois dias de luto municipal pelo falecimento do bispo da diocese do Alto Minho, D....

Distrito: Faleceu D. Anacleto Oliveira Bispo de Viana do Castelo

O bispo de Viana do Castelo, Anacleto Oliveira, de 74 anos, morreu hoje na sequência do despiste do automóvel que conduzia na Autoestrada 2...

Covid 19: Número de casos ativos em Caminha desce para 12

Desceu para 12 o número de casos ativos de COVID 19 no concelho de Caminha segundo os dados revelados hoje pela Unidade Local de...

País: Fronteiras com Espanha vão manter-se abertas

Portugal e Espanha consideram que a atual situação da pandemia é diferente da registada em março, justificando medidas cirúrgicas e pontuais, e não vão...