11.8 C
Caminha Municipality

Mosteiro de São João d’Arga acolhe comemoração do Dia Internacional da Biodiversidade

Data:

O Dia Internacional da Biodiversidade, que se celebra no próximo dia 22 do corrente, vai ser comemorado no coração da Serra D’Arga, com uma sessão subordinada ao tema “Conservação, Proteção e Promoção do Património Natural e Cultural”. O Mosteiro de S. João D’Arga vai acolher esta iniciativa, que decorre no âmbito do projeto “Da Serra d’Arga à Foz do Âncora”, e tem início marcado para as 14h00.

A primeira intervenção caberá o presidente da Câmara de Caminha. Para Miguel Alves, a Serra D’Arga é “uma prioridade”, como o comprovam os constantes esforços de investimento, proteção e valorização da biodiversidade. A circunstância desta sessão poder decorrer no Mosteiro de S. João D?Arga é disso mesmo exemplo, uma vez que o imóvel foi alvo de um importante investimento, que superou o meio milhão de euros. Em agosto de 2015, o Mosteiro apresentava-se totalmente recuperado, após trabalhos de conservação e de beneficiação na capela, nos albergues, nos espaços exteriores, nos sanitários públicos, no edifício de apoio ao Santuário e, ainda, com o melhoramento e execução de algumas infraestruturas.

O projeto intermunicipal “Da Serra d’Arga à Foz do Âncora” será apresentado em seguida pelo vice-presidente da Câmara de Caminha, Guilherme Lagido Domingos. O âmbito territorial deste projeto, cuja primeira fase já pode ser conhecida através do sítio na Internet www.serradarga.pt, incide sobre o território classificado como Sítio de Importância Comunitária da Rede Natura 2000 “Serra de Arga”, que inclui parte do Vale do Rio Âncora e o maciço serrano propriamente dito e corresponde a uma área com 4.493 hectares.

Recorde-se que está em causa uma operação conjunta, envolvendo os municípios de Caminha, Viana do Castelo e Ponte de Lima, que visa fundamentar a sua proposta de classificação deste território como Área de Paisagem Protegida de âmbito regional, reforçando o seu caráter único enquanto ativo territorial e produto turístico emergente.

A candidatura agora em execução – “Da Serra d’Arga à Foz do Âncora” – é mais um importante passo, permitindo atualizar os conhecimentos sobre o território nas suas diferentes variáveis (paisagem, flora, fauna, geologia, património cultural e imaterial, serviços dos ecossistemas, dinâmica turística e socio economia); promover turisticamente (turismo de natureza) o território e divulgar os seus valores naturais, culturais e paisagísticos; promover a interpretação dos trilhos existentes, divulgando os valores florísticos, faunísticos, geológicos, paisagísticos e imateriais; utilizar as tecnologias de informação para aumentar a visibilidade do espaço e da Região Norte e do seu património natural junto dos visitantes e nos mercados nacionais e internacionais.

Durante a tarde do dia 22 de maio intervirão vários especialistas e serão ainda abordados os temas globais: Paisagem e Cultura da Serra D’Arga e Biodiversidade, Geodiversidade e Serviços de Ecossistemas.

A sessão é aberta, mediante inscrição, que é gratuita e obrigatória, podendo ser efetuada até ao dia 17 deste mês, através do endereço ambiente@cm-caminha.pt

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Congresso/ANMP: Municípios disponíveis para mais competências com recursos financeiros

O novo presidente da Associação Nacional de Municípios (ANMP),...

Congresso/ANMP: Só a regionalização acaba com país desigual e desequilibrado – autarcas

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) defendeu hoje...

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...