Em Freixieiro de Soutelo a magia do Natal brilha com exposição de peça única que une a chocolataria à arte do estuque: uma escultura única do Menino Jesus em Chocolate.
Esta aldeia-presépio, no sopé da Serra de Santa Luzia, oferece um programa natalício que conjuga tradição, partilha comunitária e inovação, tendo como epicentro o Mercadinho de Natal na antiga escola primária.
O Menino Jesus de Chocolate nasceu de uma proposta criativa singular que uniu a arte da modelação do estuque, bem guardada pelo mestre estucador Tomé Lourenço Alves, natural de Soutelo, com a perícia do mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, chef da célebre confeitaria portuense Império durante mais de 40 anos. O Menino Jesus estará em exposição durante todo o período natalício, convidando visitantes de todas as idades a descobrirem esta criação ímpar.


A peça exclusiva combina a delicadeza artística do estuque com a mestria artesanal do chocolate, tornando-se um símbolo do encontro entre tradição, devoção e criatividade. A sua conceção envolveu a escultura do modelo original por Tomé Alves, a partir do qual desenvolveu o molde. António Pereira acrescentou doçura à criação, numa produção artesanal que envolveu 10 kilos de chocolate, gentilmente cedidos pela empresa vienense CERGOLD. A peça será sorteada com fins solidários em prol das organizações associativas locais.
Ao longo dos fins de semana de 13 e 14 e 20 e 21 de dezembro, a animação natalícia na aldeia de Soutelo terá propostas para todos: oficinas criativas de gesso e bordados, teatro, coros natalícios, espetáculos musicais, duelos desportivos, com destaque para o calor do chiripiti de aguardente com mel à volta do fogo do madeiro.
Com um ambiente acolhedor e reavivando antigas tradições, Freixieiro de Soutelo convida toda a comunidade e visitantes a viverem um Natal autêntico, marcado pela criatividade, pelo encontro e pelo espírito de partilha.
A programação natalícia é promovida pela Junta de Freguesia, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, do Conselho Diretivo dos Baldios de Freixieiro de Soutelo e da AFS – Associação Social, Desportiva, Recreativa e Cultural de Freixieiro de Soutelo, contando com uma forte participação comunitária.



