Dos 308 municípios avaliados pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas no que respeita aos tarifários familiares, Melgaço está em 7º lugar no ranking a nível nacional em relação a equidade, e em 1º lugar a nível distrital no mesmo parâmetro.
De acordo com a autarquia, esta posição é o resultado de uma política de preços que não penaliza os maiores agregados familiares, mesmo considerando que o seu padrão de consumo tende a ser maior e portanto a situar-se em escalões com tarifário mais caro.
A autarquia também apoia na aquisição de imóvel: às famílias com um, dois, três ou mais filhos, nos casos de imóvel destinado a habitação própria e permanente coincidente com o domicílio fiscal do proprietário, vai ser aplicável uma redução da taxa de IMI em vigor em função do número de dependentes que compõem o agregado familiar a 31 de dezembro. Assim, as famílias melgacenses com um, dois, três ou mais filhos, beneficiam de uma redução de 5, 10 e 15 por cento, respetivamente, na taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis.