19.8 C
Caminha Municipality
Terça-feira, 1 Julho, 2025
spot_img
InícioNotíciasDistritoMeia centena de estudantes internacionais chegam ao Alto Minho pela "mão" do...

Meia centena de estudantes internacionais chegam ao Alto Minho pela “mão” do Politécnico de Viana

Estudantes macaenses e cabo-verdianos encontram-se na cidade para o contacto com a Língua e Cultura Portuguesas e para a frequência do Mestrado em Educação Artística da ESE-IPVC

Um curso de verão para a aprendizagem da língua portuguesa e o contacto com as culturas, artísticas e patrimoniais do país, são algumas das atividades programadas para os vinte e cinco estudantes que chegaram esta terça-feira, 26 de julho, a Viana do Castelo, para serem recebidos no Instituto Politécnico do Castelo [IPVC] e aí permanecerem pelo período de uma semana, até ao dia 03 de agosto.

A par dos jovens finalistas do ensino secundário, oriundos de Escolas Luso-Chinesas de Macau, foram também recebidos vinte e três alunos de Cabo-Verde, na sua maioria professores nas áreas artísticas, de educadores de Infância e de professores do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, no âmbito do protocolo celebrado com o Instituto Universitário de Educação [IUE] de Cabo-Verde para formação pós-graduada e avançada (mestrados) para professores  cabo-verdianos, e formadores que lá lecionam, e que prevê a frequência do Mestrado em Educação Artística da Escola Superior de Educação do IPVC.

Para os vinte e cinco jovens de Macau, acompanhados de uma professora, foi programado um vasto programa cultural, que contempla a visita a diversos pontos de referência patrimonial na capital do distrito da região, com incursões previstas a Melgaço, Valença e Ponte de Lima, bem como visitas às cidades de Braga, Guimarães e Porto, para igualmente conhecerem algumas das referências culturais daquelas cidades do Norte do país.

O programa prevê ainda um plano de formação para a aprendizagem da Língua e Cultura Portuguesas, com forte componente prática. Segundo Florbela Correia, Vice-Presidente do Politécnico de Viana e Coordenadora do Gabinete de Mobilidade e Cooperação Internacional, “a visita deste grupo de estudantes tem como objetivos principais o contacto com a língua e cultura portuguesas, visitas/viagens de estudo de índole científica, cultural e patrimonial, bem como  atividades culturais, com especial incidência nas áreas de turismo, gastronomia e arte, e, ainda, de natureza desportiva” esclarece a propósito.

“O curso de verão traduz indubitavelmente o apoio do Governo de Macau no que concerne a aprendizagem da Língua Portuguesa e o facto dos estudantes estarem deveras recetivos a essa aquisição da língua e cultura lusitana”, sublinha ainda Florbela Correia.

Os dois grupos foram recebidos na Câmara Municipal de Viana do Castelo, no dia 26, pela Vereadora da Cultura, Educação e Turismo, Maria José Guerreiro, acompanhados pela Vice-Presidente do IPVC, Florbela Correia, e pelo Docente e Coordenador do Mestrado em Educação Artística da Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana.

Ao longo da semana, quer os jovens de Macau, quer os de Cabo-Verde,  encontram-se alojados na Residência de Estudantes do Centro Académico dos Serviços de Acção Social do IPVC.

Recorde-se que o grupo de estudantes de Macau acaba de chegar de uma estadia em Bragança, depois de terem sido igualmente recebidos pelo Politécnico local, no âmbito da mesma iniciativa.

O percurso da visita desses mesmos estudantes termina em Lisboa, tendo localmente o apoio da Fundação Jorge Álvares e a colaboração do Oceanário, do Centro Científico e Cultural de Macau e da RTP.

Recorde-se que o IPVC tem apostado fortemente em parcerias internacionais, nomeadamente com instituições de ensino superior chinesas, entre outras, demonstrando claramente a sua evolução no que respeita a internacionalização da instituição.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares