12.7 C
Caminha Municipality

Mau tempo: Proteção Civil registou 40 ocorrências até às 07:00 devido ao vento

Data:

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 00:00 e as 07:00 de hoje 40 ocorrências relacionadas com o vento forte, a maioria quedas de árvores, mas sem causarem vítimas.

“Tivemos 40 ocorrências relacionadas com o mau tempo, sobretudo quedas de árvores e de estruturas. Os distritos mais afetados foram Lisboa, Setúbal, Santarém e Faro”, adiantou à agência Lusa, Elísio Pereira da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

De acordo com Elísio Ferreira, no Algarve foram registadas 12 ocorrências, em Lisboa oito, Setúbal e Santarém cada um com seis e as restantes distribuídas por outros distritos do continente.

“A circulação ferroviária na Linha do Sul em Grândola, que estava suspensa desde quarta-feira devido à queda de uma árvore, foi entretanto retomada”, disse.

Portugal continental está desde quarta-feira sob os efeitos da passagem da superfície frontal fria associada à depressão Ivo, com chuva, vento e agitação marítima fortes.

Por causa do mau tempo, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso vermelho os distritos de Leiria, Lisboa e Faro (até às 09:00 de hoje) bem como Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Setúbal e Beja a laranja (até às 15:00 de hoje) por causa da agitação marítima.

Devido à ondulação, as barras de Caminha, Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro, Aveiro, Figueira da Foz, Nazaré, Cascais e Portimão estão fechadas a toda a navegação.

As barras de Viana do Castelo e Leixões estão fechadas a embarcações de comprimento inferior a 30 e 24 metros, respetivamente.

O IPMA colocou também os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro sob aviso amarelo até à tarde de hoje por causa do vento forte de noroeste, com rajadas até 80/90 quilómetros por hora na faixa costeira.

O aviso vermelho é emitido pelo IPMA nos casos de situação meteorológica de risco extremo. Já o aviso laranja indica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

LUSA

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Caminha: Pai Natal chega no domingo à Mata do Camarido

O Pai Natal chega à Camarilândia este domingo, dia...

Novo acordo com o INEM obriga Bombeiros de Caminha a adquirir nova ambulância de emergência

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Caminha foi obrigada...