12.7 C
Caminha Municipality

Mau tempo: Proteção Civil contabilizou dois mortos, cinco deslocados e 918 ocorrências até às 11:00

Data:

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou até às 11:00 de hoje dois mortos, cinco pessoas deslocadas de duas habitações inundadas e 918 ocorrências, enquanto 13 mil clientes continuavam sem energia elétrica. 

Em declarações à Lusa, José Costa, da ANEPC, afirmou que duas pessoas morreram em Fernão Ferro, no Seixal, distrito de Setúbal, devido à inundação de uma habitação, e que cinco pessoas foram deslocadas de duas habitações inundadas em Alferrarede, Abrantes.

No total, até às 11:00, foram registadas em Portugal 918 ocorrências, das quais 594 foram inundações e 140 foram quedas de árvore, acrescentou.

A região de Lisboa e Vale do Tejo foi a mais afetada pela depressão Cláudia, com 540 ocorrências.

Na região Centro foram contabilizadas 263 ocorrências.

No Norte registaram-se 66 ocorrências, no Alentejo 19 e no Algarve 31, de acordo com a ANEPC.

Pelas 10:30, a E-REDES contabilizava 13 mil clientes afetados pela falha de energia elétrica, sobretudo nos distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal, segundo fonte oficial da empresa.

Ao início da manhã de hoje havia cerca de 20 mil clientes sem abastecimento de energia elétrica nos distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal, de acordo com a E-REDES.

A depressão Cláudia afeta desde quarta-feira Portugal continental e o arquipélago da Madeira com chuva, vento e agitação marítima fortes, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Nos distritos de Santarém e Setúbal, o IPMA emitiu um aviso vermelho, o mais grave, de chuva por vezes forte e persistente até às 10:00 de hoje.

Nos distritos de Portalegre, Évora e Beja, o aviso laranja vai estar em vigor até às 12:00, devido à “precipitação, por vezes forte e persistente”.

Em Faro o aviso laranja estende-se até às 15:00 de hoje. 

O resto do continente e o arquipélago da Madeira estão hoje sob aviso Amarelo.

O aviso vermelho é o mais grave e é emitido sempre que existem situações extremas, já o laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado, e o amarelo, quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe “situação meteorológica de risco moderado a elevado, e o amarelo, quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Casa Crespo: onde encontra absolutamente tudo para a sua mesa de Natal

Manda a tradição que na noite da consoada, de...

Camarilândia confirma sucesso absoluto: Milhares visitam a Floresta Encantada em menos de uma semana

O Município de Caminha congratula-se com o extraordinário sucesso...

Detido suspeito de atear fogo a casa de ex-companheira em Vila Nova de Cerveira

Um homem de 30 anos foi detido pela Polícia...

Greve geral: FNAM anuncia concentrações em Viana do Castelo, Porto e Lisboa

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) anunciou a realização...