18.9 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 8 Maio, 2025
spot_img
InícioDistritoCaminhaLítio: Vereadores da Coligação OCP congratulam-se com saída da Serra D'Arga do...

Lítio: Vereadores da Coligação OCP congratulam-se com saída da Serra D’Arga do Programa Nacional de Exploração Mineira

Os vereadores do Concelho em Primeiro (OCP) congratulam-se pelas recentes informações ministeriais de que a zona de Arga irá sair do Programa Nacional de Exploração Mineira.

Em nota enviada às redações, a Coligação OCP recorda que “a vereadora Liliana Silva, que em 2019 era Deputada à Assembleia da República, e foi a primeira pessoa a dar voz a este problema, tendo levantado essa bandeira e um distrito inteiro em prol de uma causa, afirma “Valeu a pena ter dado voz ao problema da exploração do Lítio e enfrentado os “gigantes”, quando alguns não queriam que eu o fizesse.

Valeu a pena ter acordado o País em 2019 acerca do nosso problema e ter acordado outros só em 2020, quando viram que a força da população era como uma onda gigante e imparável.

Tudo valeu a pena e foi com o contributo, ajuda, voz e apoio de todos, sem exceção, que a Serra D’Arga saiu da zona de exploração de Lítio.

Ainda me lembro quando andei de porta em porta, freguesia em freguesia, em sessões de esclarecimento por todos os distritos para esclarecer a população.

Ainda me lembro quando falei com a Corema, que desconhecia o problema.

Ainda me lembro de como cada movimento de defesa da Serra D’Arga foi criado porque eu estive lá nesses momentos.

Lembro-me também de ter sido atacada por defender esta causa. Mas não verguei, não cedi e fui em frente.

Missão cumprida, Pela Serra D’Arga!”

Os vereadores da Coligação O Concelho em Primeiro acrescentam ainda que se congratulam com a luta feita, por terem sempre estado ao lado dos caminhenses nesta causa, tendo inclusive promovido uma Assembleia Municipal Extraordinária para chegar a consensos sobre esta questão de forma a que o Concelho de Caminha demonstrasse Unidade e União nesta luta.

O que nos moveu foi a defesa da Serra D’Arga, pusemos todas as diferenças de parte e fomos procurar a união, o diálogo e os consensos para mostrarmos de forma convicta que não queríamos a viabilidade deste Programa Nacional de Exploração Mineira que o Governo encetou.

O Alto Minho demonstrou ser implacável e imparável no que se refere à defesa do seu património.

Os vereadores rematam dizendo, que cá estamos para continuar a lutar por mais causas. A lutar contra a empresa da água ADAM  e outros assuntos que penalizam os munícipes.

Cá estamos para trabalhar por todos, sempre”, concluem.

 

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares