11.3 C
Caminha Municipality

Lítio: BE considera que manifestação contra o lítio foi “enorme sucesso”

Data:

Os elementos do Bloco de Esquerda do Concelho de Caminha participaram na manifestação popular contra a intenção do Governo na mineração do lítio na Serra de Arga e freguesias dos 5 concelhos afetados.

Em comunicado, aquela força partidária esclareceu que “tendo em conta que a manifestação se quer apartidária, o Bloco de Esquerda compareceu sem qualquer identificação mas, ao contrário de outras forças partidárias menos empenhadas ou com uma atitude titubeante, o Bloco de Esquerda, para além de participar afincadamente em todas as atividades e nas coletividades, diariamente, por via dos seus elementos associados nessas coletividades, criou ainda uma faixa própria, sem qualquer identificação do Bloco de Esquerda, para participar ativamente na manifestação”.

Na faixa lia-se o seguinte: “MINAS NO ALTO MINHO? SÓ AS DE ÁGUA! Pelo ambiente, ao lado das populações.”

Para o BE de Caminha “a manifestação foi um sucesso enorme, com uma participação massiva, ficando muito bem demonstrado qual é a vontade e a postura determinada das populações do Alto Minho.

O Bloco de Esquerda do Concelho de Caminha quer deixar bem claro que a mineração não está circunscrita à Serra de Arga, mas a uma vasta área fora da Serra de Arga.

No nosso concelho, a área de mineração invade (invade mesmo) as freguesias, mesmo nas zonas urbanas, de Caminha e Vilarelho, Venade e Azevedo, Argela, Seixas, Lanhelas, Gondar e Orbacém, Dem, Arga de Cima e Arga de Baixo.

Em todas essas freguesias pode ocorrer a mineração do lítio, pelo que não pensem os caminhenses mais distraídos que estamos perante um assunto restrito a uma zona remota da Serra”.

Através da seguinte hiperligação e endereço poderão confirmar (e forma interativa) as áreas de mineração de acordo com a informação oficial da Direção-Geral de Energia e Geologia:
https://www.google.com/maps/d/u/0/viewer?mid=1U6jRpeoCss3q3jHMUn- T4kGUTwG3tDei&ll=40.844605140535066%2C- 7.886746499999999&z=7&fbclid=IwAR2834sLXQvnm_Nd6wW1C7YieXTG5-ZPYxVHgUSxa89e1wbOEsRPyoH- hSQ

Assim, o Bloco de Esquerda do Concelho de Caminha quer deixar o alerta de que este modelo de desenvolvimento das populações, que é defendido pelo governo PS, “põe em risco a vida de todos os caminhenses, afetando diretamente todas as freguesias indicadas, uma vez que em todas elas é possível começar em breve a fazer buracos”.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Congresso/ANMP: Municípios disponíveis para mais competências com recursos financeiros

O novo presidente da Associação Nacional de Municípios (ANMP),...

Congresso/ANMP: Só a regionalização acaba com país desigual e desequilibrado – autarcas

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) defendeu hoje...

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...