19.5 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 13 Junho, 2025
spot_img
InícioNotíciasDistritoLinha de alta tensão gera debate em Monção

Linha de alta tensão gera debate em Monção

Especialistas, autarcas e população vão juntar-se amanhã em Monção, no teatro João Verde, para analisarem e debaterem a linha de Alta Tensão que vai atravessar 8 dos 10 municípios do Alto Minho e ligar a rede eléctrica nacional à Galiza .

Trata-se de uma iniciativa organizada pela autarquia local, uma das maiores contestarias àquela infra-estrutura que vai atravessar o concelho, estando projectados para o local dois corredores, que a Câmara classifica como altamente impactantes e gravosos para a qualidade de vida da população local, fauna e flora.

O estudo de impacto ambiental está em consulta pública até à próxima semana, período que a autarquia quer aproveitar para debater publicamente o projecto da linha mais potente em território nacional.Vai transportar 400 kilowatts de electricidade.

O envolvimento da população é importante, até porque, como sublinha a vice-presidente da Câmara de Monção, Conceição Soares, o estudo de impacto ambiental debruça-se sobre os impactos que esta linha eléctrica vai ter na fauna e flora local, mas esquece-se de avaliar o impacto na saúde pública.

Em causa está a construção de uma linha eléctrica de alta tensão, de 400 kilowatts, a mais potente em território português, que vai ligar a rede eléctrica Galega à rede eléctrica nacional, atravessando todo o Alto Minho até à Póvoa de Varzim.  No distrito de Viana do Castelo, a esta auto-estrada da energia apenas escapam os municípios de Caminha e Ponte da Barca. Todos os outros serão atravessados por esta linha de alta tensão.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares