20.5 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 4 Julho, 2025
spot_img
InícioNotíciasDistritoLegislativas 2022: Tiago Brandão Rodrigues defende um Turismo sustentável assente no património...

Legislativas 2022: Tiago Brandão Rodrigues defende um Turismo sustentável assente no património e na paisagem

image_6487327image_6487327 2

Tiago Brandão Rodrigues e a lista que comanda, rumo às eleições de 30 de janeiro, estiveram em Monção em diálogo com empresários do sector turístico e puderam conhecer alguns dos projetos em andamento naquele concelho raiano. O cabeça-de-lista socialista, sempre acompanhado de perto pela candidata monçanense Sandra Vieites, visitou os Moinhos da Chinchila, espaço recente de turismo de alojamento local, que nasceu do impulso de uma família na recuperação de um antigo moinho datado de 1703. Toda a antiga história do edifício foi conservada pelos atuais proprietários que mantiveram os canais de água que seguiam até às mós e às aberturas da serração de madeira, visíveis através de vidro. A comitiva socialista também fez uma visita guiada ao Palácio da Brejoeira, tendo oportunidade para conhecer aquela grandiosa construção em estilo neoclássico, do início do séc. XIX, com jardins de estilo inglês, bem como a plantação de vinha e a sua adega.

Os candidatos tiveram ainda a oportunidade de dar uma volta de TUK TUK pelas paisagens do vale do Gadanha, momento descontraído proporcionado pela empresa By Monção pertencente a uma jovem empreendedora de Monção.

Para Tiago Brandão Rodrigues “é extraordinário como os números do Turismo vinham crescendo no Alto Minho antes na pandemia e de como se tem vindo a diversificar a oferta. As pessoas não procuram só os grandes centros urbanos, as praias ou os sabores irresistíveis da nossa gastronomia. As pessoas procuram tudo isso e a paisagem, o descanso do contexto rural, o património recuperado, a curiosidade associada aos mitos e tradições e a diversidade de ofertas que os nossos empresários vêm criando”. No debate proporcionado por mais uma sessão do Fórum 100% Alto Minho, realizado na sede da Junta de Barroças e Taias e onde estiveram presentes Ângela Lopes da empresa de atividades turísticas By Monção, Teresa Amoedo responsável pelo empreendimento turístico Moinhos da Chinchila e Fernando Pereira, reconhecido empresário da restauração, surgiu a constatação de que é preciso virar a página da pandemia e retomar o caminho de crescimento do Turismo que se vinha sentindo até ao início de 2020. Para o líder da equipa socialista, “é necessário não perder mais tempo do que o necessário com esta crise política que o PS não quis e o país não compreendeu. Temos que pôr todos os atores da indústria do Turismo a trabalhar em conjunto, na certeza de que a valorização de um concelho ou de uma região corresponde à potenciação de todo um país. Temos de avançar e temos de o fazer num contexto de estabilidade para não pormos as empresas em constante sobressalto”, vincou Tiago Brandão Rodrigues.

Na visita efetuada a Monção, para além do cabeça-de-lista do PS e da candidata local, estiveram presentes Marina Gonçalves, José Maria e Costa, Anabela Rodrigues, Dora Brandão, João da Silva e Margarida Vasconcelos que tiveram a oportunidade de visitar o projeto de emparcelamento no vale do Gadanha, uma obra que avançou no primeiro mandato do Governo do Partido Socialista liderado por António Costa.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares

Aviso Cm Vila Praia De Âncora