13.6 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 25 Abril, 2024
spot_img
InícioNotíciasDistritoLegislativas 2022: "É uma ilusão" que Governo tenha investido 32 milhões...

Legislativas 2022: “É uma ilusão” que Governo tenha investido 32 milhões na recuperação das escolas do Alto Minho

É uma ilusão que o Governo tenha investido 32 milhões na recuperação das escolas do Alto Minho, afirmam os candidatos do PSD pelo distrito de Viana do Castelo.

“O que o PS anda a afirmar, em campanha no Alto Minho, de que este Governo investiu 32 milhões de euros na requalificação de escolas do distrito é uma ilusão que tem de ser desmascarada. O grosso do investimento foi feito pelas autarquias recorrendo aos fundos do Portugal 2020.  O Governo, através do Orçamento do Estado, apenas contribuiu com 7,5% do investimento”, denunciou o cabeça de lista do PSD pelo distrito de Viana do Castelo.

“Andam de megafone propagandista a dizer que fizeram o que não fizeram. As autarquias é que priorizaram estes investimentos no seu território. Quando Brandão Rodrigues fala de 32 milhões na realidade são apenas 7,5 por cento disso”, afirmou Jorge Mendes.

“Mais grave ainda é que estas verbas vieram dum investimento previsto pelo Governo de Passos Coelho, quando negociou com Bruxelas, no âmbito do Portugal 2020, a necessidade de requalificação das escolas secundárias, na época propriedade do Estado. Como este não tinha capacidade orçamental para realizar estas obras, com décadas de atraso, transferiram-se para os municípios, de forma a poderem aceder aos Fundos da UE, apoiadas em 85%”.

Lamentável é que o governo PS não tenha assumido o restante financiamento (15%), ficando-se pelos 7,5%, contrariamente ao pré-acordado em 2014.

“O que os socialistas fizeram foi reduzir para metade o apoio do governo, obrigando as autarquias a um maior esforço financeiro”, concluiu Jorge Mendes.

O mesmo aconteceu com os investimentos de combate ao abandono escolar, realizados totalmente pelos municípios com apoio da UE, truque da “barriga de aluguer”, implementado nas negociações do Portugal 2020 para financiar a educação em Portugal, dada a bancarrota que o país vivia à época.

escola_caminha2 escola_valença

escola_caminha1
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares