O Instituto Politécnico de Viana do Castelo foi considerado uma das 10 melhores instituições de ensino superior nacionais, segundo o U-Multirank europeu. O IPVC é um dos dois politécnicos a figurar num ranking composto maioritariamente por universidades.
Para o presidente do IPVC, Rui Teixeira, este reconhecimento internacional é considerado o “salário emocional” que recompensa o esforço de uma comunidade “centrada na melhoria da condição humana da região e do país”.
O IPVC tem cerca de cinco mil alunos distribuídos por seis escolas, de Educação, Tecnologia e Gestão, Agrária, Enfermagem, Ciências Empresariais, Desporto e Lazer, ministrando 28 licenciaturas, 39 mestrados, 28 Cursos de Especialização Tecnológica e 16 Pós-Graduações. Além de Viana do Castelo tem escolas superiores instaladas em Ponte de Lima, Valença e Melgaço.
De acordo com o ‘ranking` agora divulgado, além do IPVC que ocupa o décimo lugar, o Politécnico de Bragança ficou colocado em sétimo lugar, entre mais de 150 instituições de ensino superior portuguesas, públicas e privadas.