12 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioRubricasO Concelho em NotíciaInformação Municipal – 7 Mar. 2014

Informação Municipal – 7 Mar. 2014

AMIR

AMIR: 80 ANOS A PROMOVER A INSTRUÇÃO E O RECREIO NO CONCELHO

A Associação Moledense de Instrução e Recreio (AMIR) conta com mais de 80 anos de história. Trata-se de uma associação que apoia a cultura e o desporto e que presta ainda serviços de assistência e beneficência. Com uma longa tradição ligada ao teatro e ao espetáculo, esta associação aposta também na dinamização da prática recreativa e desportiva com a disponibilização de aulas de pilates, hip-hop ou danças de salão.

Corria o ano de 1933, mais precisamente o mês de janeiro, quando surgiu o Grupo Moledense de Instrução e Recreio. Quase 9 meses mais tarde, o grupo efetua o registo oficial no Governo Civil de Viana do Castelo e passa a denominar-se Associação Moledense de Instrução e Recreio, designação que mantém até aos dias de hoje.

Ao longo das várias décadas de existência a associação tem desenvolvido uma vasta atividade nas áreas recreativa, desportiva, cultural e de assistência/beneficência. Atualmente desenvolve a maioria das atividades no Centro Cultural de Moledo e conta com cerca de 150 associados e 500 inscritos.

AMIR (2)

Nas instalações do AMIR desenvolvem-se muitas atividades. Entre aulas de ginásticas ou aulas de música são muitas as experiências ao dispor não só dos moledenses, como de outros munícipes do concelho. Assim, durante a semana é possível frequentar aulas de pilates e de hip hop para crianças e jovens, às segundas e quartas, entre as 18 e as 20 horas. Às quartas-feiras à noite há ainda danças de salão. Para participar, basta aparecer nos dias em que as aulas decorrem e proceder à inscrição junto dos professores. Segundo a direção da AMIR, os preços são em conta e as aulas estão abertas a todos.

Na AMIR, ainda é possível frequentar a Rock School Music. Esta Escola de Música funciona no Centro Cultural de Moledo e está aberta a todos os que pretendam aprender algum instrumento, independentemente da idade. Atualmente, os instrumentos mais lecionados são a guitarra, o piano, a bateria ou o baixo. São 20 os alunos que frequentam a escola e que estão disponíveis para participarem em espetáculos, caso se coloque a possibilidade. Os interessados em inscrever-se podem contactar diretamente o professor Zé Paulo através do número: 965344121. As aulas individuais podem custar 50 euros por mês e as de grupo 40. No caso dos alunos que pretenderem ter também aulas teóricas, o preço acresce em 10 euros mensais. Apesar de ser uma Rock School Music, lá os alunos aprendem vários estilos de música, já que é lhes dada a possibilidade de aprenderem o que quiserem. As aulas decorrem em horários pós-laborais.

Para além de promover o ensino das artes, a Associação tem uma longa tradição ao nível do teatro, dos espetáculos e dos famosos bailes, como são os de Carnaval. Exemplo disso é o incentivo do Grupo de Teatro de Moledo, que conta com 12 pessoas e algumas décadas de atividade. Este grupo interpreta uma das sátiras sociais mais típicas: “A Serração da Velha”. Na semana antes da Páscoa, na sexta-feira em Caminha e no sábado em Moledo, o grupo vai encenar a peça, à qual se seguirá uma comédia.

A AMIR promove ainda a prática desportiva usando os recursos naturais de que a freguesia dispõe. Nos últimos anos, a associação desenvolveu atividades pioneiras no concelho como é o caso dos torneiros de AquaVolei. Além disso, já promoveram torneios de tiro de precisão e de voleibol de praia, sendo que Moledo recebeu mesmo uma prova nacional desta modalidade para sub-17, em que participaram mais de 150 jovens. Contam ainda os concursos de pesca, os jogos tradicionais e o mergulho subaquático.

Em 2013, organizaram a I Corrida Popular de Moledo e a I Milha Urbana de Moledo. Também no ano passado organizaram, no Dia Mundial da Criança, a quarta edição do Moledo Desportivo, com várias atividades desportivas não só para crianças e jovens mas também para adultos.

No verão, os sócios podem ainda disfrutar da piscina, que é também utilizada pelos jardins-de-infância que a requisitarem no âmbito das Atividades de Tempos Livres.

Mais do que promover a cultura e a prática desportiva no concelho e, em particular, na freguesia de Moledo, a AMIR disponibiliza ainda serviços de assistência. Isto é, todas as semanas tem nas suas instalações um médico que assiste os munícipes e dispõe ainda de uma enfermeira que por telemóvel presta assistência a quem precisar.

No currículo, a associação, soma a organização de várias formações e workshops, assim como caminhadas e passeios pedestres. A AMIR está disponível para receber todos os que se pretenderem constituir sócios, assim como todos os que pretendam colaborar nas mais diversas áreas.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares