8.2 C
Caminha Municipality

Informação Municipal – 2 Maio 2014

Data:

GRUPO JUVENIL DE DEM PERPETUA OS CANTARES TRADICIONAIS DA TERRA

Já conta com algumas décadas de existência e leva, por onde passa, a história e a tradição de Dem. O Grupo Juvenil de Dem entoa os Cantares Tradicionais da terra e nas suas atuações os membros vestem-se a rigor com trajes “à moda antiga”. Interpretam viras e músicas como “O Velho de Dem” e assim, procuram perpetuar o legado dos antepassados. Na próxima sexta-feira, dia 2, o grupo vai marcar presença na Noite de Cantares Tradicionais, que integra a programação do Vila Praia em Flor.

O Grupo Juvenil de Dem foi fundado em 1976, mas é em meados dos anos 90, após um interregno, que retoma e firma a sua atividade. Como conta José Mário, presidente do grupo, a atividade recomeçou depois de um grupo de jovens ter encenado uma peça de teatro e ter levado a cabo mais algumas iniciativas. Assim, decidem avançar com a atividade e mantém o nome do grupo que entretanto havia parado.

Grupo Juvenil de Dem

Atualmente conta com mais de 30 elementos, entre homens e mulheres de várias faixas etárias. Todos de Dem. Juvenil, só mesmo de nome, pois o grupo não tem limite de idades e acolhe todos os que a ele se queiram juntar. No reportório apenas constam Músicas Tradicionais de Dem. É uma das suas especificidades e é também uma forma de perpetuar a cultura e o património musical da freguesia.

“Viras”, “Velho de Dem”, “Noiva de Dem” ou “Romeirinhos à Senhora das Neves”, são alguns dos exemplos dos Cantares Tradicionais do grupo. As vozes fazem-se acompanhar de vários instrumentos, também eles típicos, tais como: concertina, reco-reco, pandeireta, ferrinhos, castanholas, cavaquinho, viola e até bombo.

Mas não só os cantares mostram o legado deixado pelos antepassados. É que o Grupo Juvenil de Dem traja a rigor nas suas atuações. “São trajes à moda antiga”, explica José Mário. Entre os domingueiros ou os de trabalho, são vários os tipos apresentados e na verdade, tratam-se de autênticas relíquias, preservadas ao longo de várias tradições. “Cada um arranjou o seu. Pedimos emprestado a familiares, por exemplo”, explica o presidente do grupo.

No Grupo Juvenil de Dem todos são bem-vindos. Aqueles que o queiram integrar só precisam de saber quando o grupo se vai juntar para ensaiar e aparecer. Não importa a idade, pois como explica José Mário, alguns membros começaram de bem pequenos, ainda com 5 ou 6 anos e foram aprendendo a arte e hoje até sabem tocar vários instrumentos.
Para o presidente do grupo, a atividade que desenvolvem “é sempre importante” e acrescenta: “cantamos a música tradicional da nossa terra”. Além disso, incentivam os mais novos a aprenderem, transmitindo o saber entre gerações e evitando que se perca o legado.

Grupo Juvenil de Dem 2

GRUPO JUVENIL DE DEM MARCA PRESENÇA NO VILA PRAIA EM FLOR

Na próxima sexta-feira, dia 2, o grupo ruma a Vila Praia de Âncora para atuar no Vila Praia em flor. Na verdade, trata-se de uma Noite de Cantares tradicionais que vai decorrer na Meia Laranja, na Avenida Dr. Ramos Pereira, pelas 21h30 e que conta também com a participação do Grupo de Cantares Tradicionais de Âncora. José Mário dá o mote: “convidamos todas as pessoas a irem assistir!”.

Recorde-se que o Vila Praia em Flor decorre até 4 de maio e promete contagiar Vila Praia de Âncora com a magia da Primavera, através de milhares de flores espalhadas pelas ruas da vila. Além disso, há um programa de animação diversificado, com destaque para a presença de Capicua, um dos nomes mais emblemáticos do hip hop nacional. A programação inclui ainda ateliês lúdicos, exposições, mercados, um workshop e várias outras atividades como uma Caminhada Florida, no domingo de manhã.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Caminha: Pai Natal chega no domingo à Mata do Camarido

O Pai Natal chega à Camarilândia este domingo, dia...

Novo acordo com o INEM obriga Bombeiros de Caminha a adquirir nova ambulância de emergência

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Caminha foi obrigada...