11.4 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioRubricasO Concelho em NotíciaInformação Municipal – 16 Maio 2014

Informação Municipal – 16 Maio 2014

ASSOCIAÇÃO OS FURA MONTANHAS PROMOVE A PRÁTICA DESPORTIVA E A ADOÇÃO DE HÁBITOS SAUDÁVEIS

Fura Montanhas (1)A constituição d’ Os Fura Montanhas como Associação Desportiva e Cultural remonta a 2008, mas a sua ação não só no concelho como em terras vizinhas começou ainda mais cedo, em 2004. Apesar da modalidade principal a que a associação se dedica ser o BTT, atualmente a sua atividade alarga-se a outras práticas como as caminhadas, o trail ou o triatlo. Promovem diversas iniciativas das quais se destacam os “Trilhos – Os Fura Montanhas” e contam já com cerca de 60 associados.
A história d’Os Fura Montanhas começou com um grupo de amigos que todas as semanas se juntavam para praticar BTT. Foi o gosto pelas bicicletas que os juntou em 2004 e que fez com que desde então não parassem. Em 2008, formalizou-se a constituição da associação que, tendo como principal objetivo a prática do BTT, nos dias que correm, participa, organiza e colabora com outras associações da freguesia de Lanhelas e da região, na promoção de hábitos saudáveis e de toda a prática desportiva.

Está de portas abertas a todos os que a ela se queiram juntar e no blogue onde são divulgadas as suas informações – http://osfuramontanhas.blogspot.pt/ – dizem mesmo: “Não andes só, todos os domingos andamos por volta das 8 horas”. Seja de bicicleta ou a treinar para participar nas provas de trail, são vários os treinos que o grupo organiza, principalmente ao domingo de manhã. Para os interessados em participar nos treinos fica a dica de estarem atentos à página do facebook da associação: https://www.facebook.com/osfura.montanhas.
Além destas iniciativas, as atividades organizadas são abertas à comunidade e, por isso, reúnem participantes de todas as idades, que acabam por ultrapassar largamente o número de associados.

Desde a constituição d’ Os Fura Montanhas houve a necessidade de alargar a oferta para todos aqueles que querendo praticar desporto não estavam tão familiarizados com o BTT. Como tal, o grupo organiza e promove, ao longo do ano, caminhadas, como é o caso da ‘Rota das Capelas’, e participa em eventos de trail running e triatlo, modalidades que têm atraído cada vez mais atletas e que estão em crescimento no concelho de Caminha.

Fazem-se representar em provas importantes como o Trail do Galiñeiro-Galicia ou o Hard Trail da Padela. Também no próximo dia 18 de maio, data em que a associação assinala mais um aniversário, alguns associados vão marcar presença na IX Meia Maratona Douro Vinhateiro.

Em junho Os Fura Montanhas organizam, em parceria com a Junta de Freguesia de Lanhelas, as Comemorações do Dia Mundial da Criança com várias atividades, na beirada do rio.

Fura Montanhas (2)

‘TRILHOS – OS FURA MONTANHAS’ JÁ VÃO PARA A SÉTIMA EDIÇÃO
Uma das atividades mais importantes levadas a cabo pela associação são os célebres Trilhos, normalmente realizados na segunda semana de julho. Este ano, o sétimo trilho realiza-se no dia 13 de julho. São atividades que conjugam o BTT e a caminhada, conforme o interesse do participante, e promovem não só a prática desportiva como o convívio entre todos. Só ao nível do BTT, no ano passado, as inscrições ultrapassaram o limite de 150 participantes.

Para o futuro, a Associação Desportiva e Cultural Os Fura Montanhas espera poder continuar a promover a prática desportiva ao ar livre e tem uma ambição: “organizar uma prova nacional de enduro/BTT”.

Informações:
Morada: Avenida João de Sá, 4910-200 Lanhelas, Caminha
Tlm: 969 002 915/968 813 272
E-mail: os_fura_montanhas@hotmail.com

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares