10.9 C
Caminha Municipality

III Ciclo de Jazz de Valença

Data:

Começa já no próximo sábado 7 de Março e estende-se até 16 de Maio, a terceira edição do Ciclo de Jazz de Valença do Minho. São seis concertos com  Miguel Ângelo Utopia a dar o pontapé de saída até ao Filipe Teixeira Trio a fechar. Todos os concertos são de entrada livre e começam às 21h30.

 7 de Março | 21h30 – Auditório CILV

M A U – Miguel Ângelo Utopia

(Miguel Ângelo, Miguel Moreira, Mário Costa)

MAU é o novo projecto liderado pelo contrabaixista Miguel Ângelo, e UTOPIA é o título do disco de estreia deste trio.Segundo uma das várias definições da palavra forjada por Thomas More, “UTOPIA” é um sistema ou plano que parece irrealizável. Este é o pressuposto deste trio e deste disco, que cada tema escrito ou improvisado seja a expressão sincera e intencional de cada elemento e que, no seu somatório, produza a Utopia da coisa realizada!

 

 21 Março | 21h30 – Quinta do Caminho

Rogério Francisco Quarteto – “The Dark Jungle”

(Rogério Francisco, António Pedro (AP), Carlos Garrote, Miguel Sampaio)

“The Dark Jungle” é o primeiro projeto do grupo liderado por Rogério Francisco e que apresenta um conjunto de temas originais. Com uma vasta paleta melódica e harmónica, onde a variedade rítmica é o fator chave para o desenrolar da música escrita e improvisada, o grupo procura criar vários ambientes sonoros com o objetivo de envolver os ouvintes numa viagem exuberante e sinuosa.

 

 3 de Abril | 21h30 – Auditório CILV

Kasual Quartet

(Pablo Garrido, Ramiro Entenza, Manuel Lisboa, Diego Hernández)

Kasual Quartet é o resultado de estudo em conjunto, amizade e muito vontade de aprender e evoluir. Pablo Garrido (Saxofone), Ramiro Entenza (Guitarra), Manuel Lisboa (Contrabaixo), Diego Hernández (Bateria)

 

 18 Abril | 21h30 – Quinta do Caminho

Nuno Trocado apresenta: Naiad Splash

(Nuno Trocado, João Pedro Brandão, Hugo Ciríaco)

Em estreia absoluta, Nuno Trocado apresenta Naiad Splash, com música para guitarra eléctrica e dois sopros, sendo acompanhado por João Pedro Brandão na flauta e saxofone alto e Hugo Ciríaco no saxofone tenor. Nuno Trocado é um guitarrista e compositor que cruza várias constelações musicais contemporâneas. Interessa-se em especial pela combinação entre a espontaneidade da improvisação e o rigor da composição algorítmica, pelo ruído nas suas várias acepções e pela colaboração com outros músicos e artistas de diferentes disciplinas. Nuno Trocado é licenciado em Jazz/Guitarra e mestre em Composição e Teoria Musical pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, no Porto.

 2 de Maio | 21h30 – Auditório CILV

Fuzzo

(Virxilio Da Silva, Xan Campos, Chus Pazos)

Fuzzo é mais uma marca na culatra da arma, de uns músicos que se sentem confortáveis no fio da navalha. Esta formação reúne a três estrelas do panorama do jazz galego: Virxilio Da Silva na guitarra, Xan Campos nos teclados e Chus Pazos na bateria. Definem-se a si mesmos como uma banda de improvisação livre cumulativa, convertendo os seus concertos numa verdadeira experiência de êxtase selvagem e criativo. De tudo o que estes músicos fazem, pode-se dizer que são especialmente habilidosos na desconstrução de desenhos e ideias musicais, com uma estética próxima ao rock psicodélico e á música electrónica sem deixar a improvisação como canal fundamental de expressão plástica e musical.

 

 16 Maio | 21h30 – Quinta do Caminho

Filipe Teixeira Trio – TAO

(Filipe Teixeira, João Mortágua, Acácio Salero)

“Tao” é um vocábulo chinês usualmente traduzido para português como “a Via” ou “o Caminho” e que, segundo a filosofia taoista, representa a unidade indiferenciada da multiplicidade de tudo o que existe e o processo contínuo de transformações naturais que nela ocorrem. Neste disco o processo de escrita e interpretação foram pensados de forma a reflectirem a dinâmica espontânea das “dez mil coisas” que existem nessa multiplicidade una. Aqui se manifestam o Yin, João Mortágua no saxofone alto; o Yang, Acácio Salero na bateria e o Filipe Teixeira no contrabaixo.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Caminha: Pai Natal chega no domingo à Mata do Camarido

O Pai Natal chega à Camarilândia este domingo, dia...

Novo acordo com o INEM obriga Bombeiros de Caminha a adquirir nova ambulância de emergência

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Caminha foi obrigada...