Uma das mais conceituadas realizadoras do cinema documental estará na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo na próxima semana. Heddy Honigmann estará em Viana com o DocNomads, que decorre de dia 2 a 13 de Novembro, para lecionar três masterclasses. As aulas da cineasta peruana acontecerão nos dias 5, 6 e 7 de Novembro.
O evento traz à cidade de Viana do Castelo 15 dias de workshop de prática intensiva de filmagens, de onde resultarão 13 filmes de 5 minutos sobre personagens locais. Os cerca de 15 participantes que farão parte das equipas de filmagens, cooperando em todas as fases, desde a pesquisa até à montagem final dos filmes.
Vencedora de imensos prémios, tanto de carreira como pelas suas curtas, médias e longas metragens, e autora de vários documentários conceituados, entre os quais se destaca a obra de 2014 – Around the World in 50 Concerts –, Heddy Honigmann tem merecido o maior destaque entre a imprensa e os seus pares. A realizadora documental, de 64 anos, é natural de Lima, no Peru, mas residente em Amesterdão desde 1978, tendo adquirido a nacionalidade holandesa.
Os workshops do DocNomads são uma parceria com a ESE-IPVC, a AO NORTE – Associação de Produção e Animação Audiovisual, a Associação Etnográfica da Areosa, o AXIS Hotel e outros parceiros locais. No entanto, o DocNomads tem um âmbito mais alargado. É um mestrado internacional centrado no documentário, que resulta da parceria de universidades de Portugal, Hungria e Bélgica: Universidade Lusófona de Lisboa, University of Theatre and Film Arts, de Budapeste, e a Universidade LUCA, de Bruxelas.
De dia 2 a 14 Novembro, as aulas e masterclasses vão realizar-se no auditório da ESE-IPVC. As masterclasses da Heddy Honigmann – dia 5, 6 e 7 de Novembro – estão abertas a inscrições limitadas.