Com o aumento das compras online, proteger os seus dados bancários tornou-se essencial. Este guia explica como reforçar a segurança digital e evitar fraudes, desde a verificação de sites até ao uso de métodos de pagamento seguros, como o cartão de crédito ou o cartão virtual, que oferecem camadas extra de proteção nas suas transações online.
Ano após ano, o número de portugueses que compram online e os valores por estes gastos nestas mesmas compras têm vindo a crescer exponencialmente.
Só em 2024, de acordo com o último relatório CTT e-Commerce, cerca de 5 milhões de portugueses fizeram compras online regularmente com gastos totais de mais de 12 mil milhões de euros.
Os valores são de monta e há quem, na sombra, tente deitar a mão a tanto dinheiro através de fraudes e burlas online, especialmente sempre que está envolvido um cartão bancário, o que constitui razão mais do que suficiente para que os consumidores tenham atenção redobrada quando decidem utilizar a Internet para realizarem as suas compras.
Principais riscos ao realizar compras digitais
Além do potencial roubo de fundos, ao realizar compras online, estará mais vulnerável aos seguintes riscos:
- Roubo de identidade e de dados financeiros;
- Burla (compra de um artigo que não será entregue, por exemplo);
- Fraude.
Para evitar que tal aconteça, mais vale prevenir do que remediar, algo que passa por empreender algumas práticas de cibersegurança.
Boas práticas de segurança online para proteger o seu dinheiro
De modo a proteger os seus dados pessoais e financeiros, sempre que realizar compras online, deverá:
Estabelecer uma ligação segura à Internet
Não efetue compras online através de redes de Wi-Fi públicas, nem utilize dispositivos eletrónicos de terceiros em que as suas informações possam ficar guardadas.
Verificar a proteção do seu dispositivo
Confirme se o antivírus integrado no sistema operativo (ou outro que tenha instalado por alta recreação) do dispositivo se encontra atualizado e se a respetiva firewall está ativada.
Aferir se a loja online é legítima
Para evitar ser alvo de um ataque de phishing ou ver o seu PC/smartphone infetado por software malicioso capaz de roubar os seus dados pessoais e até o seu dinheiro, verifique se a loja online a partir da qual se propõe fazer compras é legítima, e não um site falso ou clonado a partir de outro legítimo.
Proceda à leitura de críticas (reviews) de outros utilizadores, da política de privacidade e do nome ou denominação social da empresa e confira os respetivos endereço geográfico em que a loja se encontra localizada, endereço eletrónico, registo comercial e Número de Identificação Fiscal (NIF) de Pessoa Coletiva.
Evitar aceder a sites através de links de origem duvidosa
Um dos esquemas mais conhecidos é o envio de hiperligações fraudulentas a consumidores, com o intuito de os reencaminharem para sites falsos. De forma a não cair na armadilha, aceda sempre a uma loja digital através da introdução do respetivo endereço online na barra de pesquisa.
Conservar o comprovativo da compra
Para evitar que uma loja online o burle, é importante que guarde sempre o comprovativo da compra.
Ficar atento ao extrato bancário
Mantenha-se atento ao seu extrato bancário e, se identificar um pagamento indevido, contacte de imediato o seu banco e as autoridades competentes.
Métodos de pagamento seguros para utilizar na Internet
(Quais os meios que utilizam nas compras na internet? Fonte: E-commerce Report 2024 CTT)
De acordo com o relatório CTT e-Commerce, os meios de pagamento online mais utilizados em Portugal são o MB WAY (com uma percentagem de 47,4%), seguido do PayPal (com 44,4%) e, em terceiro lugar, os cartões de crédito (com 29,8%).
Além destes meios, os portugueses também utilizam com grande frequência carteiras digitais (como o Apple Pay ou o Google Pay) e cartões de débito.
Apesar de a oferta ser grande e variada, o meio de pagamento online mais seguro são os cartões de crédito/débito e os cartões virtuais.
Além da dupla autenticação que se tornou norma em Portugal, o caso do cartão de crédito Unibanco, encontra-se munido de uma camada adicional de proteção que garante que os dados financeiros do utilizador nunca são partilhados com a loja online, tal como acontece com o cartão virtual.
Por falarmos em cartões virtuais, estes juntam ainda o facto de serem de utilização única e de o seu plafond ser limitado, o que restringe potenciais perdas financeiras.
Como identificar sites e lojas online de confiança
Como já aflorámos, a inexistência de uma política de privacidade e a ausência de registo comercial, morada e NIF no site podem ser indicativas de que se trata de uma loja online fraudulenta.
Além disto, é necessário tomar atenção ao endereço do site. Se este apresentar uma formulação estranha, é melhor retroceder e tentar encontrar uma outra loja.
Por último, verifique se o endereço do site começa com “https://”, se a URL é a correta e se o site apresenta um cadeado na barra de endereço do navegador.
O que fazer em caso de fraude bancária ou roubo de dados
Se foi ou desconfia que acabou de ser alvo de burla/fraude online, a primeira coisa a fazer é desligar a Internet, devendo posteriormente contactar o seu banco para cancelar o cartão com que fez a compra e verificar a existência de alguma transação anómala.
Além disto, deve apresentar queixa do ocorrido junto das autoridades competentes, ou seja, a Guarda Nacional Republicana (GNR) ou a Polícia de Segurança Pública (PSP).




